02 fevereiro 2008

\/ Charlie e Lola \/


E cá estou eu a falar-vos do que prometi: Charlie e Lola.
São dois irmãos, ele mais velhinho, ela em idade pré-escolar. Ele é um bom irmão mais velho, amigo, compreensivo, paciente e protector. Ela é rebelde, perspineta e muito engraçada.

Tem pormenores deliciosos para descobrir nas ilustrações. E conjuga sempre o grafismo com o significado das palavras, que é o que normalmente uma criança pequena (pr'aí com uns 4 anitos) faz se lhe pedirem para fazer de conta que sabe escrever. E se ela alinhar, é claro!! Porque eu tentei fazer o exercício, que vos vou seguidamente descrever, com a M. e ela nunca colaborou. Penso que por não lhe fazer sentido nenhum o que eu lhe estava a pedir, ou por pura rebeldia!!! Que é o mais provável! ;o)
Mas passando ao tal exercício, que vi há muito tempo na Universidade Aberta (sim, porque eu, volta e meia, gosto de aprender coisas novas e lá dou uma espreitadela a uma aula ou outra): Pedia-se a uma criança de 4, outra de 5 e outra de 6 anos, que escrevessem algumas palavras. Por exemplo, "formiga" e "elefante".
A criança de 6 anos, que já conhecia algumas letras e já as conseguía associar a certos sons escreveria algo do género "fumige" e "lufate", que é resultado dos sons que já relaciona com os símbolos (letras) em conjunção com o facto de ainda não saber falar bem.
A criança de 5 anos, escreveria algumas letras aleatoriamente, principalmente vogais, por ser as que conhecia melhor e possivelmente escreveria "formiga" com apenas duas ou três letras e "elefante" com imensas letras. Ou seja relacionava o animal pequeno com a palavra curta e o animal grande com a palavra comprida.
E a criança de 4 anos, e desta lembro-me perfeitamente, representou a palavra "formiga" por apenas um pontinho a um canto da folha e "elefante" por várias bolas enormes que quase não cabiam na folha.
Eu acho estas questões da aprendizagem das sementinhas fascinantes.
No livro, as palavras que dão ideia de algo pequeno aparecem sempre escritas com letras pequenas em relação ao resto do texto. E para as que definem a ideia de algo grande aplica-se o mesmo princípio.

Como eu gostava que estes livros não fossem apenas de papel e que pudesse desfrutar da realidade das diversas texturas que nos sugere.

Aqui, reparem no pormenor do amigo invisível da Lola (sentado entre as meninas). É conseguído com a aplicação de papel brilhante sobre o semi-brilhante do livro.


Referência Bibliográfica:
"Sou demasiado pequena para ir à escola" com Charlie e Lola.
De Lauren Child.
Oficina do Livro.

E agora uma correcção a este post (embora eu ainda não esteja completamente convencida). Parece que ao contrário do que eu disse no post, o tal edifício não é arte nova mas sim estilo mourisco. Ora, sem querer aprofundar a análise (pois não tenho conhecimentos para tal) parece que o estilo mourisco e o estilo neo-clássico em Portugal foram quase simultâneos e próximos, temporalmente falando, da arte nova. O que deve ter dado uma grande miscelânea de estilos. De modo que cá fica a correcção embora sem que conclusões nenhumas resultem desta reflexão! Obrigada ao maridão pelo toque.

13 comentários:

♡♡ CLAUDIA CROCHÊ ♡♡ disse...

_____________00______AS AMIZADES
____________0000_______VERDADEIRAS__
___________000000____SÃO COMO__
__________00000000_______AS ESTRELAS__
________000000000000__________NÃO____
00000000000000000000000000000__AS_____
__0000000000000000000000000__VEMOS__
____000000000000000000000___TODA_____
______00000000000000000___HORA____
_______000000000000000___MAS SABEMOS_
_______000000000000000_____QUE ELAS ___
______00000000000000000_______*EXISTEM*_
_____000000000_000000000___________
____0000000_______0000000_____________
___000000___________000000___UM ÓTIMO CARNAVAL
__000___________________000__PRA VC...
:)
Bjs ♥

Ronilda S. Ribeiro disse...

Olá,minha filha asiste eles na tv,não sabia que tinha o livro.Vc o tem?me diz como consegui,pois ela os ama e eu também acho muito divertido,a Lola então.
Desejo um lindo fim de semana.Beijos

Rose Pereira disse...

Olá!
Vim agradecer sua visita e conhecer seu cantinho, lindo seu blog! Muito interessante...
Bjus e um ótimo fim de semana.
Rose

Marii* disse...

Bom dia querida! Obrigada pela visita! Tenha um ótimo fds e feriado tbm!
Bjoos*

FUXIQUICES disse...

Que blog delicioso!!! Vim para agradecer a visita e acabei ficando imenso tempo. Tenho um bebé de 3 anos e é um traquinas.....
Vou ficar freguesa. lol lol
tudo de bom.
beijinhos
Sueli

Mia Mello disse...

Oi amorzinho di mi coracóne =P

Isso de mouriscos e mariscos e mouras e coisas assim é aqui dos meus algarves e aqui de Olhão LOL cidade cubista(viva á FLORIPES). (havias de gostar de ver as casas tipicas daqui =P ---> o que eu não faço para a arrastar para perto de mim)...

Olha linda eu estou tão cansada, mas tão torcida das ideias que nem li o teu post decentemente, amanha vejo o que é... as palavras que me saltaram foram "mourisco" e "perspineta" LOL achas normal? =P

Passei mesmo porque não consigo ficar 2 dias sem vir aqui, entro em delirio profundo lol

Beijo grande querida...
Gosto-te

Brisa de Amor disse...

Oi Apo!
no conocia a Charlie y lola, son muy bonitos!
obrigada amiga por compartirlos y hacermelos conocer!
Bom final de semana!

Muitos beijos do Argentina

Raquel disse...

Que buena pinta tiene el libro, lástima que no pueda entenderlo...
Un saludo.

Anónimo disse...

Muito interessante esta exposição, tendo como base o livro "Sou demasiado pequena para ir à escola" .
Gostei imenso!
Bj
Mena

sistasantista disse...

Também gosto muito de Charlie e Lola!
Beijo
Ótima semana!
Telma

Képia disse...

Vou ver se compro este para o meu filho Manel. Ele vai para a escola no ano que vem e eu acho que ele � completamente b�b� para isso. Ele vai ainda com 5 anos
faz os seis no dia seguinte. mas acho que n�o tem maturidade para isso... estou com algum receio. A marta foi ao contr�rio, entrou quase com 7 e acho que foi excelente... Vou ver se lhe leio esse livrinho.

Obrigada pela sugest�o

helena

Flumfi disse...

Este blog é muito engraçado e giro :) Parabéns pelo bom trabalho! Um beijinho da Flumfi

Unknown disse...

Este é, de facto, um cantinho nde, além do Bom Feeling, se aprende muito e com muita qualidade!! Amei este post.
Beijinhos,
Lia.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin