20 maio 2008

educação sexual # sexual education

Há quem se espante com a forma directa de contar as coisas às crianças. Pois eu lembro-me, quando tinha sete aninhos, da existência de uma caderneta de cromos, cujo nome não me recordo ao certo mas penso ser "O Milagre da Vida", e que falava da reprodução nos mais variadíssimos animais e penso que das plantas também. Incluído estava o Homem, claro. E tinha uma imagem bem explicita como essa aí mais em baixo, da inserção do pénis na vagina. Não me escandalizou nada na altura, nem agora que sou mãe de uma menina (convém salientar, porque noto que ainda há quem faça diferença). Só acho graça ao ar divertido de toda a gente na clínica e não percebo para que raio quer o obstetra um martelo. :)
There are those who are astonished by the direct way of telling things to children. I remember when I was seven years old, of a book of stickers, whose name I do not remember for sure but I think it was "The Miracle of Life", which showed the reprodution in most animals and I think plants too. Included was the man, of course. And had an image that explained the insertion of the penis in the vagina, as well as that image below. I didn't thing it was scandalous back then, nor do I think it now that I am the mother of a girl (I should mention that, because I note that there are still those who make difference). Just find it funny the way everyone in the clinic is so happy and do not understand that hammer in the hand of the obstetrician. :)






16 comentários:

VerdeBlue disse...

Boa! :)

Simples, directo e sem traumas! Acho óptimo!

mais bjokas******

maiu :) manchinha da vaca disse...

olá querida,
recebi em meu email essa "historinha" rsss, meio estranho ver isso agora que somos crescidas, mas acho que se vissemos quando criancinhas, talvez não ligariamos mesmo! beijos e otimo dia!

Viver por Amor disse...

Mais um post super interessante!!

Só a simplicidade da verdade pode satisfazer a curiosidade das crianças. traumas...so se sentirem o perconceito da parte dos mais velhos.

***=)

Lau disse...

olá =))
Passei p/ ver as novidades e te deixar um bjinhu!
Qto a histórinha, as crianças simplificam bem mais as coisas e não veem maldade =))

Anónimo disse...

Que dificil suele ser explicar esto con palabras y que facil se ve en estas ilustraciones.

Besitos

VanessaGuerra disse...

pois é linda um vício mas bom.. adorei estas ilustrações.. acho que se os meninos e meninas todos vissem isto as perguntas iam ser menos e diferente... lol.... está muito querido.. vou levar o teu contador entao.. lol.. beijinhos enormes

***Gui*** disse...

Oi linda!
Espectacular... muito simples, sem preconceito e directo :)
Adorei!
Beijokitas doces ***

Van disse...

Olá APO!
Eu acho que estas imagens facilitam a explicação.
Por vezes a explicação verbal pode deixar dúvidas nas crianças.
Enquanto que a visualização de uma ilustração pode esclarecer melhor.
Eu acho muito bem que as crianças tenham acesso a este tipo de livros simples e práticos.
Assim elas podem aprender e fazerem as perguntas, que bem entenderem, aos pais.
A informação sexual é uma necessidade da nossa sociedade.
Não deveriam de haver tabus em relação ao sexo/sexualidade/reprodução pois fazem parte da vida.
Tbm n entendi porque é que o Dr. tinha um martelo na mão...mas como nunca tive um bébé tbm n posso falar, AHAAAHahahahahhahahah.
BJ GRANDE!

Anni Rios disse...

hey APO este libro esta genial jejejeje, creo que esto salvara de muchas preguntas y respuestas que aveces los padres nos da pena contestar, espero tu dia sea exelente.

maria-joão disse...

Também não entendo o martelo. E já que está tudo tão real também não entendo por que é que o bebé está nascendo a espreguiçar-se com os bracinhos á frente da cabeça.

Sorrisos em Alta disse...

Fico muito mais descansado, ao saber que afinal não sou EU, o tarado!
;o)

Bjocas

Várias Paixões disse...

Ora aqui está uma boa explicação...eu acho que vou precisar destas tuas imagens, pois as conversas de sexo lá em casa têm sido "a montes", e os "morangos com açucar" só baralham e não explicam nada, e visto que a miuda já tem 8 anos e muita dúvida tenho de a esclarecer!!!Pois também sou a favor de lhes ir explicando logo a verdade mesmo que por meios mais simples!
Bjs
Ana

eu disse...

Que giro este livro. Fiquei fascinada com a simplicidade da mensagem :*

Oficina das Linhas disse...

Assim é que é, simples e directo!
AH, se calhar o obstetra é um handy man nas horas vagas e trocou as ferramentas por engano... Nunca se sabe se o feliz papá não precisará de uma martelada na cabeça se por acaso não aguentar tanta felicidade (ou realismo) e desmaiar redondo no chão, hi, hi...

Beijos

as artes da xana disse...

Não costumo muito vir a este outro cantinho que tens mas por acaso entrei aqui sem querer e uma coisa te digo fazia-me imensa falta agora um livrinho destes, pois explicar a uma criança de 5 anitos como as coisas vão correndo é complicado apetece dizer: queres que eu faça um desenho???
jinhos
xana

sheyla disse...

Realmente es interesante poder expricarcon estas imagenes , ya que muchas veces damos vueltas y vueltas una vez llegada la pregunta de los hijos , no sabemos como expricarles gracias por ponerlo un beso Fabiola
Lima - Perú

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin