22 maio 2011

tarde e noite nos museus



Este post já estava em dívida desde o dia em que se comemorou a Festa dos Museus, o passado 14 de Maio. O Dia dos Museus é a 18, mas a Noite dos Museus abriu-nos as portas no sábado anterior.
Este ano não planeámos as coisas tão bem como no ano passado(aqui e aqui). Fomos "ao engano" até ao Museu do Traje, que afinal não tinha actividade nenhuma preparada para este dia. Então resolvemos seguir para um outro destino um pouco ao acaso, mas que se revelou muito divertido: o Museu da Cidade (Lisboa).
Logo à chegada, um pavão deu-nos as boas-vindas de cima do alto muro.
Lá dentro aprendemos muito sobre a história da nossa capital, mas foi o jardim que arrebatou mais atenções. A M. adorou interagir com estas lindas aves que por ali andavam tranquilamente.



Havia até um pavão albino, lindíssimo, que se chamava Fred. Podem vê-lo na imagem acima, tal como os seus companheiros mais coloridos, os "Chicos".
Um deles conduziu-nos até outra parte do jardim (Jardim Bordalo Pinheiro), onde pudemos ver divertidas esculturas do artista. A M. já conhecia um pouco do seu trabalho de uma sessão na biblioteca, e ficou encantada por poder ver mais um monte de obras espalhadas pelo jardim, como se parte desta natureza fossem.



Ao final da tarde, fomos até ao Museu da Electricidade, à beira rio. Uma construção emblemática e linda, com um recheio mesmo muito interessante.



Começámos por fazer uma visita rápida à World Press Photo, lá mesmo ao lado. Teve que ser mesmo uma visita muito rápida, pois como habitualmente, e devido ao comportamento do ser humano, as fotos mais destacadas são imagens de extrema violência. A M. começou logo a ficar muito impressionada e mesmo eu confesso que já estava a ficar com o estômago embrulhado. Pelo que decidimos atalhar até à parte final da exposição, onde as imagens são mais suaves, dedicadas à vida natural.
É engraçado perceber como o nosso cérebro pode influenciar todas as nossas sensações. Eu, quando era jornalista, não me impressionava facilmente. Como já aqui escrevi, cheguei a andar de volta de um cenário de explosão, onde havia pedaços de corpos espalhados. Andei a ver tudo com imensa atenção em busca do melhor ângulo para mostrar a cena, pois na altura estava lá como repórter fotográfica e não me afligiu nem um pouco. Agora, só de estar aqui a descrever novamente a cena, já estou a ficar agoniada. :oS
A seguir à exposição de fotos jornalísticas, entrámos na engrenagem propriamente dita do Museu da Electricidade. Ficámos a conhecer como se produzia a energia eléctrica com aquela máquina imensa, com uns três andares de altura. E o mais divertido foi poder andar literalmente pelas entranhas da máquina.



Este museu, tinha à nossa espera, uma selecção de interessantes experiências para aprendermos mais sobre a electricidade. Divertimo-nos a valer!!!
Depois ainda aproveitámos para ver a interessante exposição Fora de Escala do artista plástico Manuel Baptista.



Já saímos de noite e pudemos apreciar a beleza deste edifício com luz artificial. Pena que a minha máquina já estava a pedir bateria nova e só pude tirar esta foto.



6 comentários:

chica disse...

Lindo e muito cultural passeio.

Belas fotos,beijos,chica

mfc disse...

Bem... um dia preenchidíssimo e variado!
E com a constância do bom gosto.
Parabéns.

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Querida Paulinha

Já te disse que te aprecio muito como mãe e como ser humano, não disse?

Pois estes teus posts vêm fazer jus áquilo que eu penso!
Mãe e cidadã atenta!
Com a tua idade minha querida, há poucas...contam-se pelos dedos da mão e...ainda é capaz de sobrar alguns!

Deixo-te um beijinho com muito carinho para ti e +para a M.
Vóvó Cassilda

Letra a Letra, Passo a Passo disse...

Que programa fantástico!
Há melhor forma de as crianças aprenderem do que a vivenciar as experiências?
Muito bom!

Miss Val's Creations disse...

This looks like a perfect day! I really enjoy visting museums and there are many near me! The peacocks are beautiful! ~Val

Miss Val's Creations disse...

This looks like a perfect day! I really enjoy visting museums and there are many near me! The peacocks are beautiful! ~Val

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin