08 março 2010

sonho e esperança

Há dias que reparei nisto, desde que começamos a ver o anúncio do novo programa do Miguel Sousa Tavares, Sinais de Fogo, na televisão. A junção da música, muito dramática, ao título, muito forte e dito com voz também ela dramática, perturbam a M.. Ela pode até estar distraída a brincar mas quando ouve aquilo alerta-me logo, também ela alarmada: "-Mãe, Sinais de Fogo!". Depois de por várias vezes eu lhe explicar que é só o nome de um programa de televisão e que não é preciso ela assustar-se com isso, hoje confrontei-a mesmo com os seus medos, para que ambas tentássemos perceber exactamente o que se passa na cabeça dela. Admitiu que lhe causa arrepios ouvir aquele anuncio, mesmo não percebendo o que a expressão quer dizer. Então expliquei-lhe e disse-lhe que é um título sensacionalista, trabalhado com música escolhida especialmente para captar a atenção das pessoas que o vêem. Isto tudo em linguagem apropriada à idade dela, é claro. Pareceu entender que não estava nada efectivamente a arder. Mas mesmo assim continua a perturbá-la. Temos que continuar a trabalhar a questão.

Agora o assunto principal deste post:



Foi um dos presentes da M. no Natal passado. É um livro muito bonito com uma história também ela lindíssima. Fala de sonho, de esperança e tem estas ilustrações fantásticas. Adorámos! É mais uma excelente aquisição para a sua biblioteca. Vejam este e outros, do Natal e Reis, aqui.



Referência Bibliográfica: A Rosinha, o Mar e os Sonhos, de Rosário Alçada Araújo, com ilustrações de Catarina França, Edições Gailivro, 2005.

6 comentários:

Unknown disse...

Que preciosidad, es divino. Besos.

Anónimo disse...

Com estes livros lindíssimos a M. com certeza vai ficar com uma boa e bonita biblioteca :)

Paula disse...

Adorei as ilustrações!
Acho ke vou comprar para o Jota ou achas ke é mais para menina?
Em relação ao Miguel e aos sinais de fogo, o Jota ke tinha lido O Segredo do Rio e adorou, nem keria acreditar ke akele senhor com um ar pouco simpático era o autor!

M. Céu Fernandes disse...

Olá querida.
As crianças são um perigo nesse aspecto. As mais pequenas coisas podem assustá-las sem que nós o percebamos.E por vezes ficam com traumas inexplicáveis! Ainda bem que ela percebeu!
O livro é lindo!
Bjs e boa semana!
M. Céu

RUTE disse...

Coitadinha da M. :(

Confesso que também há sons que me deixam de coração acelerado. Adoro silêncio e pouca confusão.

Entretanto, vim cá porque queria partilhar contigo este artigo aqui:

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2010/03/animais-de-materiais-reciclados.html

Acho que são manualidades muito interessantes para fazer com os miúdos.
Beijinhos.

Mónica disse...

Uma leitura cheia de sonhos com preciosas ilustraçoes. Obrigadinha por partilhar. Vou procurar no meu próssimo viagem a Portugal. beijinhos e bom dia :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin