28 março 2010

início de férias



Levámos a pequenina a visitar o Convento de Jesus em Setúbal. Sabiam que esta obra, hoje em dia o resquício do que outrora fora, foi, nos seus tempos áureos, a responsável pela existência tal como é do Mosteiro dos Jerónimos (em Lisboa)? Ahh pois é! Ao que parece o Rei esteve uns tempos por aqui e gostou tanto deste convento que contratou o mesmo arquitecto para fazer uma réplica em maior escala e com maior orçamento, em Lisboa. Isto foi o maridão, que é um curioso destas questões históricas, que me contou. E eu ando a tentar convencê-lo a fazer uns apontamentos deste género, de curiosidades históricas nomeadamente desta região, para postar aqui no blog, ou quem sabe até publicar mais tarde mesmo em livro.
Já que ali estávamos, fomos também até ao Museu de Setúbal, que ainda está em obras. Agora, a visita resume-se a uma sala com pouco mais de uma dúzia de obras para ver. Soube a pouco! E o empenho do guia da primeira visita em oposição ao visível "frete" feito pelo recepcionista da segunda, foi desagradavelmente notório. Alheios a isso, fizemos questão de levar o tempo que desejámos a apreciar as obras quinhentistas expostas. No final incentivámos a M. a deixar a sua opinião no Livro de Visitas do Museu, o que ela fez de bom grado. Então escreveu pela sua própria mão, a seguinte mensagem: "Gostei de tudo, principalmente do copo com sininhos.", referindo-se a um cálice eucarístico em ouro.

11 comentários:

Teresa disse...

hummmm que saudades de um passeio pela baixa de setúbal. boas férias
Bjs

Laura disse...

Olááá´´aá, mas há quanto tempo há quantos anos? Dois? quase, menina, espero que a vida sorria e haja sempre aquela paz, amor e saúde e tudo do melhor..
Aquele abraço da laura que andou a ver os coments depois da operação á cabeça e, encontrei lá uma nina muito querida..felicidade e muito amor, laura

CARPE DIEM disse...

Um passeio sabe sempre bem!!!

Anónimo disse...

Infelizmente não conheço, mas um dia farei como vocês! Vou visita-lo :)

Beijinhos*

Coisas de Mulher disse...

Olá Ana Paula!
Obrigada pela visitinha, faz tempo que não passava por aqui, vou cuscar tudinho :))
Beijinho!
Helena :D

Mena disse...

Olá!
Que belo passeio!
Bj
Mena

Marja disse...

Hi Apo How are you. Beautiful pictures here. Thanks for your visit. I only post somtimes these days as I am working a lot at the moment. Cheers Marja

Mónica disse...

Boas férias :) e obrigadinha por partilhar estos dias no museu. beijinhos para ti e a tua família.

Unknown disse...

Olá APO,
A M. deve ter adorado o passeio!!
Beijinhos às 3 e votos de boa semana,
Lia.

limonada disse...

Bem, também não conhecia! Penso que é umaboa altura para fazer uma visita :D
Obrigada por partilhares, beijinhos!
nanouke

Pitanga Doce disse...

Anaaaaaaaaaa! Há quanto tempo mulher! Vi-te lá na Laura! Vem à árvore! Ai que saudades!

beijos da Pitanga

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin