17 novembro 2010

actividade na biblioteca

Nunca mais vos falei dos Ateliers e Horas do Conto da Biblioteca, mas temos continuado a fazê-los. Temos é tido menos crianças, porque as escolas agora são quase todas de horário integral.



Mas, um dia destes, contei "A Manta" de Isabel Minhós Martins (Ilustrações de Yara Kono, Edição da Planeta Tangerina, 2010). No final tentámos fazer a nossa própria manta de histórias. Não tivémos tempo de terminar porque éramos poucos. Ficou combinado que qualquer dia destes vamos voltar a por mãos à obra para que o trabalho não fique a meio.



No dia de S. Martinho, além de ouvir contar a lenda, a criançada deliciou-se com os frutos da época e doces caseiros.
No final, pintaram um desenho ilustrativo da experiência.



E na terça-feira passada, a história foi "Eu Não Tenho Sono e Não Vou Para a Cama", mais um engraçado livro de Lauren Child (da Oficina do Livro, 2001). Sou absolutamente fã, já deram conta certamente! :) (Aqui, aqui e mais aqui!!!)
E no atelier, aprenderam a "colorir" de uma forma diferente - com colagens. Adoraram!!! Uma ideia tão simples, abriu-lhes completamente os horizontes da imaginação. Aposto que a partir de agora, lá por casa, quando tiverem um desenho para colorir vão querer revistas velhas, tesoura e cola, como complemento aos habituais lápis de cor.

6 comentários:

inamora disse...

Olá!

Tens um selinho no meu blog.
Bjs

Juca disse...

Olá Madrinha linda!

Como tens andado??? Ocupada :) pelo que vejo neste teu cantinho todos os dias! Pois eu tb... voltei a estudar, pois "infelizmente" ou não o meu grau académico (bacharel) deixou de existir :(

Além disso tenho feito uns trabalhinhos, mas não tenho tido muito tempo para os postar, entre estudar, trabalhar e fazer as coisas em casa... o tempo não estica!

Mas penso que vai valer a pena, no entanto tenho vindo todos os dias fazer as visitas da praxe e as saudades aumentam :(

Os meus fins de semana são um pouco atabalhoados, mas podias vir a Setúbal de semana para bebermos um café e por a conversa em dia! :D

Beijos do tamanho do MUNDO

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
por aqui continua tudo lindíssimo.
e gostei dessa ideia do capacete para a aranha.
fiquem bem,jinhos****

ஜ♥_Sabrith_♥ஜ disse...

Ola...
Gostei muito das fotos das crianças... parecem que estão mesmo se divertindo
Bom final de semana
E obrigada pela visita, sempre fico feliz quando consegues aparecer.
Beijos

Mena disse...

Olá!
Que actividades giras se anunciam aqui!
Bj
Mena

✿MIUÍKA✿ disse...

Muito obrigada amiga,pela visita e pelo carinho,adoro ver o teu blog tão direcionado para as crianças é bonito de ver.
Uma boa semana e um beijinho com carinho...Miuíka

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin