05 janeiro 2010
O Circo da Lua
Já há muito que não falo aqui de livros infantis. Não é por falta de continuar a ler histórias à M. antes de dormir. Simplesmente não tem calhado. Mas há muitos, muito interessantes que temos trazido da biblioteca e dos quais tomo nota num arquivo de computador, como que um registo de Fichas de Leituras, como aprendemos a fazer na escola.
Para hoje escolhi "O Circo da Lua":
Texto de André Gago (Prémio de revelação APE/IPLB 2000 de Literatura para a Infância e Juventude).
Ilustrações de Marina Palácio.
Editora Difel - 2002
É uma história que me agradou bastante. Muito bem construída e com lição de moral e tudo! É de certa forma uma cosmogonia, não sei até se é inspirada nalgum mito conhecido. Relata a criação do circo segundo a imaginação do autor. Fala-nos de como apareceu o primeiro palhaço, os primeiros acrobatas, os primeiros malabaristas, trapezistas, ilusionistas, e por aí fora. Fala-nos de como os animais foram inicialmente banidos do "circo" e seria essa a razão pela qual, a partir dessa altura, todos os animais que participassem no circo teriam que ser obrigados, pois, em forma de protesto, nunca queriam participar de livre vontade. O autor aproveita assim para fazer campanha, quanto a mim muito justa, contra o uso de animais no circo.
Esta história tem passagens muito bonitas como o facto de o cão ter sido o primeiro a dar conta de que a Lua se estava a afastar da Terra e depois, tornado lobo, uivar sempre que a Lua cheia aparecia no céu para avisar os Homens, como que a dizer: "-Vejam, vejam, a Lua voltou!". E outra coisa que me agrada na narração é o facto de o autor repetir vezes sem conta, para que as crianças interiorizem bem a mensagem, que quem faz as mudanças, quem marca presença na história, são sempre as pessoas que não ficam a chorar sobre o leite derramado, são aqueles que não desanimam face aos insucessos e fazem de cada contrariedade um acontecimento positivo. Sim porque enquanto uns deitavam as mãos à cabeça a julgar que era o fim do mundo, haviam outros que tinham mais o que fazer do que deitar as mãos à cabeça. É uma outra forma de abordar a tal máxima de que vos falei há dias: "Se a vida te der limões, faz limonada".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Olá amiguinha.
Que o Novo Ano tenha entrado em beleza, na tua vida.
Que a nossa amizade continue igual ou mais reforçada em 2010.
Que tenhas 2010 motivos para sorrir e 365 dias de muita saúde, alegria, carinho e muito amor.
Jinhos grandes
Feliz 2010!!!
Zepequeña.
Obrigada pela dica!
Jokinhas :)
Eu adoro livros e fico muito contente por acho que já incutí esse gosto na N. Ela gosta muito de livros, de folhear, de contar as histórias 'à sua maneira' o que me deixa muito feliz. Fico também muito feliz por a M. gostar tanto de livros, parece-me um 'bom vício' já que ela não quer ser saudável demais ;o)
Feliz Ano Novo!!!
E que o ano de 2010 traga mauita saúde, paz, amor e alegria pra você e toda sua família!!!
Bjks...Aninha
Olá Amiga
Por acaso conheco, e adoro, é espectacular esse livro.
Beijocas GRANDES para ti e para a M.
Ana
OLÁ
Também adoro literatura infantil
tem estórias muito sábias
guardo alguns livros até hoje
Desejo um 2010 maravilhoso
Com saúde e muita inspiração!
♪♫♪ ♥ FELIZ ANO NOVO ♥ ♫♪♫
♪♫♪ ♥ HAPPY NEW YEAR ♥ ♫♪♫
HOLA
QUERIDA AMIGA!
DESEO SINCERAMENTE HALLAS
TENIDO UNA FELIZ NAVIDAD EN
COMPAÑÍA DE TUS SERES QUERIDOS
Y QUE EL NACIMIENTO DEL NIÑO
JESÚS, SEA TAMBIEN EL NACIMIENTO
DE UNA NUEVA ESPERANZA Y NUEVOS
SUEÑOS QUE ALCANZAR.
QUE EL NUEVO AÑO 2010 VENGA CON
MUCHA SALUD, PAZ Y BENDICIONES
PARA TI Y TODA TU FAMILIA.
SON MIS DESEOS DE TODO CORAZON
Y AGRADECIENDO SIEMPRE TU AMISTAD,
TU PRESENCIA.
GRACIAS POR EXISTIR!!!
FELIZ DIA DE REYES!!!
CARIÑOS
MIVA
Enviar um comentário