15 janeiro 2008
texturas urbanas
Naquele dia, em Setúbal, não olhei só para as paredes. Vi também o chão e tudo o resto. Apeteceu-me fazer um exercício mental, que a minha professora de desenho, Rosa Fazenda, uma vez me ensinou: olhar os espaços negativos, ou seja, não para os objectos em si, mas para os espaços entre eles. Vamos mentalmente traçando os contornos dos espaços negativos e é uma excelente forma de passar tempos de espera, por exemplo. Não foi o caso desta vez, mas ao focar a minha atenção nas texturas que me rodeavam, foi inevitável ver os espaços negativos. É um treino do olhar. É uma forma excelente de nos abstrairmos das formas dos objectos e desracionalizar o desenho. É desenhar não olhando a forma que queremos desenhar mas o seu oposto, ou neste caso a sua forma complementar.
Bom, isto já está a ficar demasiado teórico. Perco-me em delírios pouco palpáveis! Desculpem! Por momentos voltei aos tempos de estudante em que vagueava pelas ruas de outra cidade em busca de treinar uma diferente forma de ver.
Estes chãos são magníficos! Viva a calçada portuguesa!
Aqui na placa central da Av. Luísa Todi (Setúbal - Portugal), com excepção da foto no canto superior direito que é na Praça do Bocage.
Lindíssimas calçadas que zigue-zagueiam sob os nossos pés! Apesar de já há muito ter notado a beleza destas paragens, não me canso de as olhar. E sempre que aqui passo sem a pressa habitual, pareço tontinha, com síndrome de cata-vento, a olhar para os chãos, para as paredes, os cimos dos edifícios, os pombos que poisam na cabeça da estátua, as copas das árvores agora despidas...
Nota:
Foi uma pena não ter a máquina fotográfica comigo neste dia. Mais uma vez tive de me servir do telemóvel. Mas até gosto do tratamento "gasto" que conferiu às imagens. Parecem mais antigas assim.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
16 comentários:
Ai amiga...
Devo dizer-te que passo a maior parte do tempo aqui e olha... não reparo nem em metade dos pormenores que agora vejo nas tuas fotos que de resto estão lindas!
É mesmo como se diz... só damos valor às coisas qd já não as temos!
Beijões
Lindissimas as fotos!
Sim madrinha linda!
Já vi o mail e já respondi ;)
Bjs
Do tipo... o que é que andaste a "tomar" que eu também quero!?! LOLOLOL.. mas que grande pensadora me saiu esta mulher =) Mas pronto vá... eu modificaria esses "espaços negativos" em... "espaços menos positivos" =D
Mas concordo.... fotos bonitas, sitios bonitos... pessoas lindas! =)
Gosto-te ****
Bem, eu sempre vivi aqui em Setúbal, mas parece que ando a apanhar bonés. Eu sei que é uma cidade bonita, aliás tem muitas potencialidades para ser uma cidade bonita, mas têm dado cabo dela, e é uma pena.
Bjs.
Isaura
Oi Apo!!!
Ya vi algunas fotos en el blog de Dulce y ahora en el tuyo, que hermosas texturas y lugares tiene Portugal! hermoso país! Parabens
Te traigo un beijo mas grande pra vs desde Argentina!
Oi Amiga
Que Saudades.. Voltei....
Adorei as novidades ....
Hoje meu Bloguinho esta fazendo 2 Aninhos quero Agradecer o Carinho e a Amizade.....Obrigada
Bjs
Andrea
Maravilhoso! Pena que aqui no brasil se encontre poucas calçadas dessa meneira! Ah! Até hoje não agradeci a visita que vc fez em meu blog! Apareç a sempre!
Belo blog o seu, vou voltar sempre!
Um grande abraço!
Estão fantasticas =) eu sempre que saiu nem que esteja uma tempestade levo sempre a maquinha na mala =)
Um beijihno *
cat
Oi obrigada pelo se carinho....
Vim retribuir a visita...
vc é um doce de pessoa....
beijuuusss
Quem está de bem com a vida vê poesia em tudo. É tão bom!
beijos
è giro faz-me lembrar os tempos em que estudava artes plasticas , tinhamos sempre de desenhar e recriar texturas, ahaha e quantos azuleijos pintei , foi a algum tempo....
Eu não gosto da cidade de Setúbal, mas devo dizer que gostei bastante das tuas fotos :D
*mUah,
Joanita
Gostei da lição teórica! Obrigada!
buenisimoooooooooo!! bueno comienzo de año, lo mejor!!!
Ora lá está ele ao fundo do túnel, o "Largo da Ribeira" :)
Enviar um comentário