09 agosto 2007

Jogo do empurra!


Há coisas que me irritam! E o "jogo do empurra" é uma delas. Não gosto de dizer que isto são coisas típicas do português, porque acredito sinceramente que é inerente à raça humana - nunca gostamos de ter a culpa do nosso lado.
Há dias, e pela primeira vez, levei a M. comigo ao Ecoponto para fazermos a reciclagem. Já tem ido outras vezes mas fica sentadinha no carro, só a ver. Desta vez tivemos que ir a outro Ecoponto pois o do costume estava a rebentar pelas costuras. Chegadas aí, notámos ao aproximar-mo-nos,
que além de também estar quase cheio o chão à volta dos contentores estava coberto de pedacinhos de vidro, certamente resultantes dos deficientes despejamentos dos mesmos. Não pude permitir que a M. se aproximasse, pois estava de chinelas havaianas e poderia magoar-se nos vidros.
Em conversa com umas senhoras, todas cheias de atitude pró-ecológica, na Feira de Setúbal num stand da Quercus ou coisa do género, dissemos que sim que costumamos reciclar os lixos cá de casa. E como calhou em conversa, comentei como estava tudo cheio de vidros partidos nalguns Ecopontos. A expressão delas mudou automaticamente, como se as tivesse ferido no orgulho. Apressaram-se logo a dizer cheias de propriedade: "-Pois, as pessoas são mesmo muito porquinhas! Onde já se viu partirem vidros no Ecoponto!" E eu respondi: "-Eu penso que deve ter sido ao retirarem os vidros que possam ter deixado cair parte da carga." E elas, ainda mais ofendidas: "-Ai, não não! Isso é umas questão de limpeza camarária!" Aí eu já a pensar: "É exactamente por este tipo de pensamento que as coisas não avançam!" E respondi: "-Até pode ser! Mas se os vidros não tivessesm ido parar ao chão em primeiro lugar, não se levantava a questão da limpeza camarária!" E rematei, para não dar aso a mais desculpas típicas do "jogo do empurra": "-Mas sim, lá em casa tentamos fazer a nossa parte!"
É verdade que as ruas não estão impecavelmente limpas como deveriam, mas eu sou da opinião que isso é mais por culpa nossa, população em geral, que continua a deitar tudo no chão, do que dos varredores da Câmara, pois se o lixo fosse deitado nos locais devidos, haveria muito menos para varrer.
Bem, eu disse "culpa nossa" mas na verdade não me incluo, pois sou daquelas pessoas que são capazes de andar os quilómetros que forem precisos com a pastilha enrolada num lenço de papel para a deitar num caixote do lixo.
E este post todo por causa deste, onde a Isabel mostra uns sacos giríssimos, enormes, laváveis e resistentes, perfeitos para acumularmos os materiais recicláveis antes de os levarmos ao Ecoponto. Só espero que voltem a aparecer no LIDL para eu os poder comprar. ;o)

6 comentários:

Unknown disse...

infelizmente por aqui também há disso.... quando vou ao ecoponto está sempre tão cheio que parece que não passam ali colaboradores da camara há mais de 15 dias.....
por mim também tento dar o meu melhor, compramos até um ecoponto cá para casa mas chegamos à rua e é desilusão total.....
beijos da carla
bom fim de semana
:)*

***Gui*** disse...

Olá!
Muito obrigada pela visita e pelo comentário, gostei muito :)
Em relação à reciclagem, a verdade é que , a meu ver, há sitios onde os ecopontos andam quase amontoados e outros onde temos de andar imenso só para podermos fazer a nossa parte pela terra. E claro que quando tentamos fazer algo para chamar a atenção de quem de direito, somos literalmente empurrados de um lado para o outro porque ninguém quer ter culpa nem responsabilidades... enfim, é o país e as mentalidades que temos!
Beijokitas doces ***

ATELIER DA MI-CÀSINHA disse...

TENS TODA A RAZÃO E MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO. EXISTE MUITO DESLEIXE.
QUANTO Á "PSEUDO-CÓPIA"DO COLAR, NÃO FOI ISSO QUE ME INCOMODOU...MAS SIM O FACTO DE A MENINA EM QUESTÃO TER ANDADO DIAS E DIAS A FIO A "CHEIRAR" O BLOG SEM SE MANIFESTAR. PENSOU QUE EU NÃO DESCOBRIA AS SUAS VISITAS QUE AINDA POR CIMA OCORREM A PARTIR DA MINHA PUBLICAÇÃO.SE HÁ COISAS QUE NÃO TOLERO SÃO FANFARRONICES COM AR INOCENTE. ASSUMAM O QUE FAZEM, MESMO QUE A INTENÇÃO NÃO TENHA SIDO A CÓPIA ADAPTADA.
ISTO DE CÓPIAS PARA MIM SÃO PEANUTS...AGORA SONSSICE TIRA-ME DO SÉRIO...
PASSOU, APROVETOU A IDEIA...NADA A DIZER, MAS DIGA DONDE A APROVEITOU. SE FOSSE INOCENTE JÁ TERIA FEITO COMENTÁRIOS HÁ MUITO TEMPO. TEVE TEMPO PARA ISSO...TEVE TEMPO PARA ANDAR A CHEIRAR O BLOG TAMBÉM O TERIA PARA SE DAR A CONHECER.
QUERIDA, RECEBE UM BEIJINHO CARINHOSO DA,
MICÁ.

isabel disse...

Há quem ache que a Terra não é de todos, ou pelo menos não é da mesma maneira: uns sujam e outros limpam. Lamentável esta falta de civismo. Há muito a fazer na cabecinha das nossas criancinhas, já que a dos adultos é mais difícil de mudar...

Anónimo disse...

Li tudo o que escreveste com atenção e não tenho grande coisa a acrescentar!

Tens toda a razão naquilo que dizes!

E fica a saber que aqui por Azeitão é a mesma coisa, há semanas que à volta dos contentores do ecoponto há vidros partidos...

*Beijinho,
Joanita

FFreitas disse...

Se quiseres uns sacos assim jeitosos, espreita www.dmail.pt
Tem lá uma solução engraçada (embora as coires não batam lá muito certo)!!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin