26 outubro 2011

de rabisco a arte

Ainda sobre os rabiscos dos mais pequenos, a Vânia deixou-me um comentário que me deu a conhecer um desenhador e um projeto fantástico, que tem tudo a ver com este tema. Dave Devrie, o desenhador, resolveu olhar com olhos de ver para os desenhos das crianças. Agarrou neles, deu-lhes uma volta no photoshop, e compilou-os em livro (The Monster Engine). Os resultados são fabulosos. Dá vontade de reflectir para nós próprios se alguma vez olhámos para os "simples" rabiscos dos nossos filhos (que de simples, por vezes, não têm nada) e imaginámos o que na sua mente poderiam estar a "ver". Eu já, mas isso vocês já sabem. Embora não tivesse a capacidade de ir tão longe como o Dave. E vocês? É um exercício fantástico. Recomendo.

Lembro-me também de, certo dia, ver no blog da Célia um "rabisco" do filhote trabalhado por ela em photoshop. Adorei o resultado. Vejam-no aqui.

Quanto aos desenhos compilados no livro podem ver alguns já a seguir, mais outros aqui e mais informação aqui.

Apreciação final: a mente dos nossos pequeninos tem muito mais que se lhe diga do que normalmente tendemos a pensar. Estimular-lhes a imaginação é uma grande mais valia que lhes damos para o seu futuro, qualquer que seja o percurso de vida que venham a escolher.

 





8 comentários:

Paula Alexandra Santos disse...

Uau! Já lá fui espreitar e realmente é um espetáculo! as crianças são mesmo o melhor do mundo!

Faniquito disse...

Oii, minha querida !!!

Ai como eu ando atrapalhada com meu tempo. Primeiro descobri que estou véinha hehehe e depois tirei uns dias de repouso agora estou pondo a vida em ordem e confesso que tá fogo ajeitar tudo mas bora lá que tudo se endireita com o tempo.hehehe

Fiquei super feliz em ver que o teu bb será mais uma menininha e que esta correndo tudo bem...que Deus abençoe sua família sempre.

Qto aos desenhos sempre tive particular interesse pois acho que eles demonstram muito do momento que a criança esta vivendo e tb apresentam muito da personalidade.

E tb acho que seria uma maravilha se com o tempo não tivessemos que crescer e deixar de lado muitas das nossas fantasias.

Beijinhos ...muitos

Ana

Célia Jordão Alves disse...

Olá! Obrigada pela referência. Estas ilustrações baseadas nos desenhos da criança estão realmente fantásticas!
obrigada pela partilha.

Vânia Duarte disse...

fico contente que tenhas gostado:-) beijinho grande****

Letra a Letra, Passo a Passo disse...

Obrigada pela partilha! Gostei mesmo muito!
Eu não consigo perceber como é que há pessoas que continuam a pensar que as crianças não percebem nada... Se percebem! São verdadeiras "esponjas" de tudo o que as rodeia!
Um beijinho.

Amanda Zulai disse...

Nossa, que legal :D
Muito criativo hehe quem diria hem? Que de um desenho com rabiscos, sairia uma arte? Ameeei os resultados =D


Beijos
www.diariodelooks.com
@diariodelooks

Miss Val's Creations disse...

What a fun exercise! The drawings are so imaginative! ~Val

PINTA ROXA disse...

Gostei mesmo, olha só que boa ideia, tenho de ir espreitar o "livro".
Parabens pela menina que aí vêm a caminho.
Beijokas da Pinta

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin