26 setembro 2010

o novo membro

the new member



Já há muito que a M. queria um bonsai. Usou o dinheiro dela e comprou esta Carmona, pela qual se apaixonou. Mais pormenores como o nome que lhe deu, etc., no blog dela.
It has been long since M. wanted a bonsai tree. She used her own money and bought this Carmona, with which she fell in love. More details as the name she gave it, etc., on her blog.



Eu já tinha ouvido dizer que estas árvores eram muito sensíveis e caprichosas. Que se stressavam com facilidade. Esta, só de vir da loja até casa, chegou cheia de folhas amarelas. Agora já está toda verdinha e já deu muitas flores. Como sabem, cuidar de plantas não é o meu forte. Mas ajudo a M. a cuidá-la com todo o carinho.
I had heard that these trees were very sensitive and capricious. That they get stressed very easely. This one, just for coming from the store home, arrived full of yellow leaves. Now all is greener and has given many flowers. As you know, taking care of plants is not my strongest point. But I help M. to nurture it with love.



Tenho só uma dúvida,que se souberem responder-me, agradeço: Algumas raízes estão a furar a terra e a sair para cima. Ela têm aspecto de que foram cortadas. Será que são para cortar rente à terra para que o vaso mantenha aquele aspecto arrumadinho?
I have only one doubt that if you know the answer, I thank you: Some roots are sticking out of the earth and upwards. It looks that thay have been cut. Are they to cut flush to the ground to keep the vase looking tidy?

E também não sei o que se passa com esta última imagem. Uploadei-a direita, juro! Agora deitou-se! (:oS
Nor do I know what goes with this last image. I uploaded it right side up, I swear! Now its down! (:oS

3 comentários:

Luísa disse...

Olá :) Antes de mais parabéns pelo blog que é um espanto! Não páro de o visitar!
Bom, tambéme eu tenho um Bonsai! Um cotoneaster
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Cotoneaster_bonsai_by_Mike.jpg
Todos os bonsais, ainda que sejam provenientes da mesma árvore são todos diferentes. Falo pelo meu pelo menos! É um cotoneaster que tem um tronco mais fininho e em questão de copa é bem mais cheiinho e bonito do que qualquer um que vi na net.
Bom quanto ao tratamento dele: eu tenho o meu desde Junho e quando o comprei, pensei que morreria rapidamente. Não vinha mal tratado, mas como o comprei numa loja só de Bonsais governada por uma velhotinha, não tinha a atenção devida (tendo em conta que ela cuida de dezenas de bonsais). E o que fiz? Tirei-lhe as folhas amareladas, adubei (faz-se 40 em 40 dias) e pu-lo na minha marquise.. Eles precisam de calorzinho bom, tipo estufa... Contudo cada bonsai tem as suas regras e o melhor será pesquisar sobre o da M. (o meu tanto se dá no exterior como no interior)... Neste momento está perder os bagos E ainda só lhe cortei uma vez as folhinhas e os tronquinhos mais frágeis... Quanto ao que falou.. Não convém cortar o que representa o tronco ou raízes..
Dê-lhe aguinha engarrafada (a da torneira pode conter lixívia) e coloque o vasinho num prato para que se alimente por baixo pelas raízes.. :)

Luísa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ShiningMoon disse...

Olá!
Tudo bem?
Como pediste, aqui está o link. Boa visita. Já pensaste em registares-te também?
Eu também tenho 2 bonsais, ou melhor, desde há poucos dias só tenho 1, porque o primeiro só durou um ano. Tenho uma palmeira que está agora a "ganhar" novas folhas. Confesso que não lhe dou toda a atenção, apenas os cuidados mais básicos...
Beijinhos.

http://www.flickr.com/photos/31629877@N07/

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin