16 outubro 2008

brincando com letras

playing with letters

Depois de um início muito entusiasta, a adaptação da M. à escola está a ser muito turbulenta. E o pior é fazê-la compreender que tem que acatar ordens, nomeadamente da professora, e que tem que trabalhar. Como sabem, ela adora actividades escolares, mas quando estas lhe são impostas passam rapidamente de adoradas a abominadas!!! Eu e o pai temo-nos desdobrado em esforços para que esse bloqueio seja desfeito, mas até agora os efeitos ainda não se fazem notar significativamente. Mostro-vos hoje uma das brincadeira que fazemos para que ela pratique a escrita das letras que já aprendeu e ditongos. Pode ser que sirva de ajuda a outros pais que estejam a passar pelo mesmo que nós. A nós, serviu-nos mais uma vez de prova, que a teimosa da M. não tem absolutamente dificuldade nenhuma em fazer o que lhe é pedido na escola. O único problema é o querer!!!
Passo a descrever a brincadeira: Existem uns pacotinhos feitos a partir de rolos de papel higiénico que são os "comilões de ditongos" (que também apreciam saladas de letras); Existem uns copinhos para cada uma das letras já aprendidas (que vão ser bebidas pelos "comilões") [4]; Depois é só convencer a M. a escrever letras de várias cores [3], recortá-las e colocá-las nos copos; Escrever ditongos de várias cores e recortá-los; E os desenhos de caras que podem ver nas imagens [1, 2 e 6] são constituídos por letras e são as chamadas "saladas de letras" (eu e o pai fizemos uma cada um como exemplo e a M. criou outras a partir do "o" minúsculo, totalmente inventadas por ela); tanto os ditongos como as saladas são dados à boca dos "comilões" [5], que são animados por mim ou pelo pai, estão sempre esfomeados e quase comem os dedos da M., com uma atitude entusiasta e pro-activa e vozes engraçadas.
Escusado será dizer, que depois de uma eternidade para fazer uma pequena ficha de trabalhos para casa, a M. se divertiu a escrever algumas letras, mas principalmente ditongos e ainda mais "saladas de letras"!
After an enthusiastic beguinning, the adaptation of M. to the school is being very turbulent. And the worst is making her understand that has to obey orders, especially from the teacher, and that she has to work. As you know, she loves school activities, but when they are imposed go rapidly from worshiped to abominated!!! Me and dad we have deployed in efforts to overcome this, but until now the effects are not yet significant. I show you today of a play we do so she can practice the writing of letters that she has already learned and diphthongs. It might be of some help to other parents who are going through the same as us. To us, served us once again of evidence, that the stubborn M. has absolutely no difficulty in doing whatever she is asked to at school. The only problem is her will!!!
I will describe the play: There are some packets made out of rolls of toilet paper that are "eaters of diphthongs" (which also enjoy letter salads); There are some small vases for each of the letters already learned (which will be the drinks of the "eaters") [4]; We could then convince M. to write letters of various colors [3], cut them and put them in the vases; write diphthongs of various colors and cut them; And the drawigns of dolls that you can see in the images [1, 2 and 6]are made from letters and are called the "letter
salads" (me and dad made one "salad" each as an example and M. created the others from "o", she completely invented it), both diphthongs and salads are given to the mouth of the "eaters" [5] which are animated by me or by the father, are always hungry and almost eat M.'s fingers, with an enthusiastic attitude and pro-active and funny voices.
Needless to say, after an eternity to make a small sheet of homework, M. was amused to write a few letters, but mostly diphthongs and even more "letter
salads!"


E agora só um "cheirinho" dos anéis que têm estado a fazer furor no Bem-Trapilho. Apresento-os todos juntos e falo também em outras possibilidades de cores. Passem por lá!
And now only a "smell" of the rings that are making success in Bem-Trapilho. I present them all together and talk about other possibilities of colors. Go there!

62 comentários:

Carla disse...

Olá! Tenho visitado constantemente o teu blog, super interessante, actualizado e divertido! Identifiquei-me bastante com este post, apesar de (graças a Deus) não passar por problemas desses com o meu filho (que já está no 3º ano)...Mas sei bem o que são essas acrobacias para lidar com as birras e personalidades dos pequenos!
Adorei a ideia do jogo! Desejo tudo de bom para vocês, muitas felicidades para a M.
Um beijinho grande, e até um dia destes...eu vou passando!

Unknown disse...

Olá amiga,
Mais uma ideia fantástica e super didacta. Aposto que a M. deve amar este tipo de brincadeiras didácticas!!
O problema do meu é mais a nível de prestar atenção, do que propriamente o de acatar ordens. Qualquer coisa é motivo de distracção, que começa a ser problemático!!
Bom, os anéis, já sabes que adoro e os miminhos que recebeste no "post" abaixo, lindos e de bom gosto.
Beijinhos para as 3 do costume,
Lia.

Mónica disse...

Olá amiga!, creatividade na brindeira com a salada de letras. Divertido e didáctico :) beijinhos para tudos.

maiu :) manchinha da vaca disse...

Olá querida,
a ida dos pequenos a escolinha é realmente as vezes muito turbulenta, mas aos poucos a M. pega o jeitinho da coisa e vai querer ser a primeira da turma em tudo rs. E com a ajuda dos pais queridos que ela tem isso não demora muito a acontecer :)
E adorei a brincadeira dos comilões, otima ajuda.
Beijinhos e fica bem!

maiu :) manchinha da vaca disse...

Ah e estou curiosa para ver o projeto pai-filha rs, beijinhos!!!

Paula disse...

Pois é estas "novas" crianças sabem muito bem o ke kerem não são como eu fui, eheheheheh estou mesmo a imaginar a M. no seu melhor.
Adorei esta vossa brincadeira, para chamar a atenção da M. É uma grande ideia sim senhora, e só vindo de gente tão criativa como vocês.
eheheheheh beijokinhas :)

Unknown disse...

A ideia do jogo é fantástica, aposto que a M. adorou...com a minha vai ser mais a nivel da distracção, já a coloquei no ballet a ver se ajuda, pelo menos ela gosta bastante e a professora é muito rigorosa, espero que não desista.
Os aneis são lindos.
Bjs,
Sónia

Unknown disse...

A ideia do jogo é fantástica, aposto que a M. adorou...com a minha vai ser mais a nivel da distracção, já a coloquei no ballet a ver se ajuda, pelo menos ela gosta bastante e a professora é muito rigorosa, espero que não desista.
Os aneis são lindos.
Bjs,
Sónia

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Olá Paulinha
Quem sabe se no próximo ano, não te vou pedir explicações para este "problema"...é que o meu netinho começará a primária...
Mas tu és boa menina e explicas aqui á "vóvó"...!

Beijinhos com muita amizade
Vóvó Cassilda

VanessaGuerra disse...

és mesmo paciente.. ai vida de mae... lol..

Viver por Amor disse...

Olá!!!:D

É fascinante como dás a volta por cima destas partes complicadas de ser mãe sempre com tanta criatividade. É claro o amor e a ternura presente nestas e noutras
brincadeiras.=)

beijinhos para ti e para
M.

***=)

artes_romao disse...

oi...
pois, compreendo perfeitamente o k isso é...
apesar de nao ser mae, ja asisti a algumas situaloes desse tipo...
gostam muito de fazer determinadas tarefas, mas obedecerem as regras, é k é muito complicado...
mas com essa vossa ajuda ela vai conseguir de certeza.
jinhos p ela tb:P

RochaMocha disse...

Rápido, rápido ela vai começar a querer fazer e vais ver que ninguém a pára!!!
Beijinhos e força

Srta Pooh e Chef Mota disse...

OIe amore
quanto tempo naum passo por aki desculpa sua amiga aki tá hihi
ah li quase todos os posts adorooooo
ah logo ela se acostuma e com a ajuda dos pais fofos tudo ficará bem e rapidinho vc vai ver
uma linda quinta
bjinhos fofos

Luna disse...

quando se joga, quando se brica estamos a preparar as crianças para a vida adulta
beijinhos

Mia Mello disse...

Grrr... o meu comentário não ficou -_-'

Ora dizia eu que... tu não existes LOLOLOL... "comedores de ditongos"... credo... vou ter pesadelos! =P

Mas que é uma ideia bemmmm fixe , isso é linduxa =) gostei mûto! Gosto-te..

Mia Mello disse...

Ahaahhahaa.. agora já ficou =D

... Podes correr... mas não te podes esconder!... LOLOLOLOL

Tu percebessss =D

******

Porcelain disse...

Eeheheh a tua bebé é como eu!! Se é imposto, passa a estar na lista negra!! Somos rebeldes nós ahahah!! Era por essas e por outras que eu odiava a escola... :-(( Ao longo do meu percurso não tem sido fácil encontrar o equilíbrio entre a firmeza que é preciso para se poder ter mão nos miúdos (sem isso jamais se consegue que evoluam) e ao mesmo tempo implicá-los, responsabilizá-los para que compreendam o porquê do que fazem e de como fazem... olha amiga, sou sincera... a escola foi no passado é e dificilmente deixará de ser absolutamente castradora por definição... eu sempre achei naturalissimo que os miúdos tivessem muitas dificuldades em adaptar-se... aquilo é completamente anti-natural... é a porta de entrada para a sociedade castradora que temos... :-ZZZ olha a mim tirou-me muita da minha alegria de criança, acredita... são coisas que ficam e que a gente dificilmente perdoa... e sempre achei que quanto mais espertos e mais inteligentes os miúdos mais normal se torna que enfrentem dificuldades ahahah!! Claro que isto depende muito dos contextos...

Que tal esta dose de negativismo?? :-ZZZ

Mas pronto, amiga, a vida é assim... ela vai-se habituar, até porque nunca na História da Humanidade a escola esteve tão aberta e flexível... tudo vai acabar por harmonizar-se...

Bjoka grande!!

Mónica disse...

Olá kida já vi que andas numa luta com a M. pois ela tem uma personalidade muito forte e não gosta de ser mandada....mas quem gosta?!Mas eu percebo a vossa preocupação tornasse dificil ensina-la e ela acatar o que a professora diz...mas vais ver que isso passa sabes o que eu acho as vezes que quando eles sabem demais,estão a aprender aquilo que nos já lhe ensinamos é uma seca para eles estarem na escola...farto-me de falar isso com o meu marido que vai acontecer o mesmo com o nosso porque ele absorve tudo e já conta bem em ingles e tudo ,acho que as vezes não os devemos ensinar tanto...afinal estar a aprender algo que já sabe só faz com que eles deixem de prestar atenção!!
Beijokinhas kida e bom fim de semaninha....e calma isso passa!!

APO (Bem-Trapilho) disse...

Re: Porcelain Doll

sabes, eu hj estou em perfeita sintonia com o teu "negativismo"! de facto concordo em género número e grau com o que dizes. sempre achei, aliás, que a escola só pode ser castradora. todos os alunos, com todas as suas diferenças, são espremidos até caberem perfeitamente nas "forminhas" para eles preparadas na escola e na sociedade a partir daí. Todos diferentes mas todos iguais é um chavão que não deveria ser só referido em questões raciais!!!

bjo gigante :)

APO (Bem-Trapilho) disse...

Re: Moquinhas

Pois é amiga, tb concordo contigo. Aliás, deixei de ensinar a M. a ler e escrever quando ela entrou para o infantário porque me apercebi disso mesmo. Por essa altura ela já reconhecia todo o alfabeto maiúsculo de imprensa e já juntava alguns sons para começar a ler. Parei! E parece-me que no caso dela não é esse o problema, é mesmo uma "personalidade auto-afirmativa dominante" como dizem os especialistas, querendo dizer "teimosa que nem uma mula"!!! ahahah... bom há que ser preserverante e ter muuuiiiitttaaaa paciência!!!

APO (Bem-Trapilho) disse...

Obrigada a todos pelos conselhos, apoio e carinho! sabem tão bem!!! e ajudam imenso! :)
um bjo a todos! (a cada um evidentemente, não pensem que vao ter que dividir só um beijinho entre todos!!!) LOL

Joaniska disse...

Olá!
Tens um prémio no meu blog:)

Beijocas e bom fim-de-semana***

Chocolate disse...

olá querida!!
é sim um forever friends! espero que o namorado goste :)
a tua M. tem realmente uma personalidade forte!! mas vais ver que ela nao tarda começa a gostar da escola :) beijinhos!

Coisas de Mulher disse...

eh eh eh...
E ficamos todos a ganhar, eles aprendem e nós estimulamos o cérebro na busca do melhor método de os ajudar...
Tens uma coisa no meu blog para ti...
Beijinho grande!
Helena :D

Marta disse...

Essa fase das crianças na escola é assim mesmo, mas logo passa e com vocês para ajudá-la...bjs e que lindos anéis que vc postou...amei as cores!!!bjs e bom fim de semana!

Galeria de Pinturas disse...

Olá miga,
adoro esses anéis,é o meu género.
Um bom fim de semmana e beijocas grannnndes :))
Isabel Alves

Thiago disse...

Muito interessante e pedagógica esta abordagem!! espero que tenham muito sucesso.

um beijo dos meus eus

Mia Mello disse...

Oh minha bruxita... o blog novo não era para ser descoberto AINDA lololololololol... mas esqueci-me de pô-lo escondidinho e tu como boa detetive que és pimba =) Logo me dizes o que achaste da minha lojinha nova =)

beijokas

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Paulinha querida
Venho agradecer-te as visitinhas as amáveis palavras deixadas, desejar um excelente fim de semana e deixar um beijinho com muito carinho
Vóvó Cassilda

MiaBiju disse...

Quanta criatividade, amiga :)
Beijinho grande para a M. e para ti :)

Ana

Anónimo disse...

Olá minha linda! Então como vai isso?
Olha o que se passa com a M. e a prof? fiquei preocupada com o comment no meu blog! Há crise?
beijinhos grandões e um bom fim-de-semana
Su

Anónimo disse...

Ohhh bigada:)
E brigada pela tua visitinha!=)

Conheço uma menina que entrou este ano para a escola e tb é cm a M.
Meu deus!Para faxer os trabalhos é um tormento lol mas km paciencia e axim uns miminhos a mistura ela vai lá=)

Que tenhas um excelent fim d semana=)
Bjnhuxx
Druca

Bijuterias D'encantar disse...

Os miudos têm dessas coisas! Mas ainda bem que conseguiste arranjar uma forma super divertida de tentar ultrapassar isso :)
A minha pequenina é diferente...
em casa é uma reguila de primeira e agora que começou a ir pra escolinha... a educadora disse-nos que estava preocupada com ela porque ela chega lá não fala nem brinca com ninguém!!
:(

Enfim! há-de passar e a situação da M. tb :)

bjinhos e bom fim de semana

RID disse...

Gracias amiga por tu visita. Esos anillos son una maravilla de verdad...
Animo con la pequeña, paciencia!!!!
Besos desde Barcelona

Mia Mello disse...

LOL... ya... ainda ninguem sabe... mas tu és aquela base... uma gaja tem um descuido e tu CABUM... nao dás hipótese LOLOLOL... e é TAMBÉM por isso que te adoro e que me fazes sorrir =)

Ó pra mim... :" MEU DEUS... UM COMENTARIO???? QUE ESTRANHO! KÉ ISTO?"

... eras tu... nem mais!

Lol... ri-te à vontade... além de comedora de prémios és FURADORA DE COISAS SECRETAS QUE NAO ESTAO SECRETAS! =P

gosto-te

Mia Mello disse...

(que fique bem claro que não estao secretas porque eu sou uma estrôncia descuidada =P )

***************************

Duda disse...

Olá!
Passei para desejar um bom fim-de-semana.
E tem paciencia com a M., a adaptação à escola nem sempre é fácil, mas vais ver que logo...logo ela entusiasma-se.
Bjinhos

Pimpolhartes disse...

Olá miguinha,
Fantástica e super didáctica a tua ideia.
Os aneis super giros, adorei.
é verdade tb eu tenho andado um pouco desaparecida, mas ultimamente ando com pouco vontade para tudo, não tenho vntade de fazer nada.Tenho em mão uma data de coisas novas e não há meio de meter mão à obra. A isto acresce uma subita tristeza...
Bom esperando melhores dias,
Bom fim de semana e beijocas
Ana

Elisabeth disse...

Olá APO!

Obrigada pelo comentário :)
Sei como é...eu tb nao tenho conseguido visitar os blogs quando quero...mas mais vale tarde q nunca :))))
Adorei a ideia do jogo!
Eu nao tenho filhos mas vais ver q isso vai passar...ainda nao se adaptou...á crianças q levam mais tempo q outras.
Eu nao tenho muitas boas recordaçoes da escola primária...do 2º ano ao 4º tive uma professora q era má como as cobras...
Os anéis estao todos fantasticos!!Parabéns!!!

Beijocas e bom fim-de-semana,
Elisabeth

SANDRA RIBEIRO disse...

ola amiga
passei para desejar um optimo fim de semana
beijokasssssssssss

-----*-- com amor
----*-*--- carinho
---*-*-*---- felicidade
----*-*--- desejo
-----*-- a todas amigas

sem duvida uma brincadeira no fundo bem didatica para as crianças

Femin Susan disse...

Super ....Super

Unknown disse...

Oi querida!
Desculpe a demora em te visitar, mas venho fazer uma rápida visita para desejar-lhe um maravilhoso Fim de Semana

Bjs "Delicate Girl"

paula vicente artfactu disse...

Bolas, adoro estes anéis....quero os meus!!!! Um bom fim de semana, se não der sinal durante uns dias é porque vou para fora, mais uma vez...:( Mas volto depressa!

Sorrisos em Alta disse...

Se a miúda passou no vosso teste, está descoberta a razão para não querer a escolinha: é uma sobredotada e não está para levar com putos mais atrasados.
Tirem-na de lá JÁ e inscrevam-na na universidade, em engenharia molecular, ou uma coisita mais complicada...

,o)

Bom fds!

mfc disse...

Toda a aprendizagem requer sacrifícios.
Com calma vão conseguir que aM. engrene nesta sua nova vida.

Liliana Andreia disse...

ola!os aneis sao muito giros! bom fim de semana
bjs

Anónimo disse...

Obrigada pelas tuas palavras tão simpáticas e carinhosas querida Paula :)

Também espero que tudo corra bem... Humpf...

Sabes, eu acho que te vi num Super Mercado um dia destes, já nem sei qual, mas como foi muito de passagem e não tinha a certeza se eras tu, também não fui atrás de ti :P

Cheira-me que ainda vamos falar muito daqui a uns aninhos para eu fazer estas brincadeiras com o meu pimpolho ou pimpolha ;)

Vou actualizando o meu novo blog sempre que puder :D

*Beijocas,
Joanita

Catita disse...

Ei, amiga querida!!!

Hum... estou a divertir-me com as novidades da M.!!!
Ela é muito querida também por mim, viu???
Torço pela felicidade dela!!! =]

Ah... e amei a resposta que deste ao desafio.. rsrs Falaste bem a respeito dos toques de "telemóvel" (viu??? Estou aprendendo.. rsrs) que nos dão ordens.. Amei a sinceridade e a graça com que respondeste!!!

Ah... e quantos presentinhos fofos, heim???
Deves estar bem mimada pelas amigas!!!
Assim ficamos mal acostumadas, não é mesmo???

Querida, mil beijinhos catitos pra ti!!!

Tenha um lindo fim de semana!!!

ColorFul-Art, disse...

O nosso blog está novamente actualizado depois de quase um ano, visita. Espero que gostes das novidades que são muitas ihihih.

Beijinhos, Bom fim de semana.

http://colorful-art.blogspot.com
colorful.art@gmail.com

Faz de Conta disse...

Sorte da M. ter uns papás que se interessam... Parabéns pela imaginação!

Bjos :o)
Carla

Pimpolhartes disse...

Olá kiducha,
obrigada pelas tuas palavrinhas. Tens toda a razão, por isso semana nova, disposição nova.
Beijoquinhas e Boa semanita.
Ana

caloca disse...

Pois é, os papas e mamas têm que ser criativos na aprendizagem dos nossos filhos.
Se tiveres um tempinho passa no meu cantinho, preciso de um votinho teu, isto claro, se achares que merece. Jinhos e boa semana.
Armanda

Andie disse...

Excelente ideia essa, vou experimentar com a minha piolha...ela até se dá ao luxo de adormecer nas aulas, tal é a falta de interesse..
Vamos vendo...Beijinhos!

Florderiscas disse...

Olá amiga!
Desculpa a minha falta de tempo :(
Ms o trabalho ocupa-me de tal maneira que qd chego a casa é tratar de jantar dar um geito nas coisas e dormir para acordar as 07.00 e começar um novo dia!
Nme tenho tido tempo para as e minhas bolsinhas nem me dedicar as pulseiras cheias de cores :( enfim!
mas vim ca ver o teu cantinho familiar, :)!
Tem calma aos poucos adaptam-se e qd menos esperares ja é mais submissa as ordens e mesnos reguilinha :):):):! depois ate te vais rir :)

beijinhos

mafgonbot@gmail.com disse...

Olá querida,

mas que boa ideia!! Adorei, a minha afilhada é a mesma coisa, vou tentar experimentar com ela, depois digo se resultou.
O meu blog faz anos, tneho um desafio lá, participa.
Beijocas
Mafalda

Serões da Inês disse...

Olá linda,
os teus jogos para convecer a M. são simplesmente espectaculares. Com muita criatividade consegue-se bons resultados. Mas acho que os professores também têm que usar essa táctica. Eles são muito pequenos, se não for com um pouco de brincadeira à mistura eles chateiam-se.
Desejo tudo de bom para ela. E vão ajudando no que puderem. Inteligente é ela. É meio caminho andado para o sucesso.
Já fui ver as novidades de Natal. Tens trabalho muito bem, hi,hi.
Beijoquinhas e uma boa semana
Inês

Célia Jordão Alves disse...

Bolas! Haja paciência e criatividade... Vais ver que em breve já a M. entrou no ritmo e vai ser um às na escola, como já é em casa. Beijinhos.

APO (Bem-Trapilho) disse...

Obrigada a todos pela solidariedade e conselhos! :)

E agora uma resposta há muito devida à Paula Vicente:
ainda falta um bocadinho para o workshop que vais dar por estas bandas, mas passa depressa! estou ansiosa! entrego-te os teus anéis nesse dia, pode ser? ou preferes que tos envie por correio?
e já agora confirma-me lá quais queres. era o preto e o vermelho, não era? é que não há violeta, com muita pena minha, pois tb é uma das minhas cores de eleição.
pronto, fico à espera da tua resposta.

bjinhos a todos! :)

Letra a Letra, Passo a Passo disse...

É preciso ter muuuuiiiita paciência!!!
Eu trabalho diariamente com gente pequena e sei que o 1.º ano é muito complicado até eles perceberem que tudo mudou e que quem tem de se adaptar são eles próprios!!!
Um beijinho e boa sorte!

Porcelain disse...

é sim querida... por falta de dinheiro e por falta e criatividade dos próprios intervenientes no processo educativo... quanto a mim, invente-se uma nova Escola, que eu estou farta desta!!! :-D

Elisete disse...

Lol que ideia engraçada, espero que tenha resultado, pelo menos é divertido ;o)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin