25 abril 2010

nunca esquecer



Acabei de fazer o post que a M. me "encomendou" para o dia de hoje, no blog dela, e ainda estou a rir com o vídeo dela. Vão até se se quiserem rir também. :)

Hoje comemora-se mais um aniversário da Revolução dos Cravos. Mantenho as preocupações que tenho tido de há uns anos a esta parte, acerca das perdas de liberdade. Mas a esta hora da noite (já é quase dia 26) não me apetece relembrar tudo outra vez. Digo só que faço votos para que não esqueçamos, apesar de muitos de nós não o termos vivenciado, como era antes de 25 de Abril de 1974, passemos a mensagem às nossas sementinhas e não aceitemos sem pensar o que os governantes nos tentam impor.

Por falar em passar a mensagem às nossas sementinhas, não sei que filme foi esse que a professora da M. lhe mostrou na escola, mas foi certamente fantástico. Ela veio esclarecidíssima para casa. Aliás o vídeo que ela fez (e fez mais outro que não estava tão explicadinho, por isso não foi para o blog) é a prova disso. Desde sempre que lhe falei do 25 de Abril, com linguagem adequada a cada idade dela. Mas até hoje nada tinha tido tanto impacto como esse bendito filme na escola.

E hoje à tarde fomos a Sesimbra (aliás, a foto lá de cima foi tirada hoje, em Sesimbra) para ver um espectáculo de sombras chinesas alusivo a este tema. Uma história que conta através de metáforas muito bem conseguidas e com muita simplicidade, este capítulo da história recente de Portugal, para espectadores a partir dos 4 anos de idade. Intitulava-se "A Fábula dos Feijões Cinzentos" e podem vê-la animada aqui.


5 comentários:

Káthia Marchand disse...

Querida,

Como vai?
Que legal essa comemoração na sua Terra!!!!
Tem tantas coisas que ue gostaria de conhecer, de saber.... amo Portugal!
Passei aqui para te desejar uma semana bem bacana, e cheia de sucesso para vc minha linda!
Beijinhos!

Mónica disse...

Bom dia! Ontem lembrei esta data especial de Portugal. Quando estava a aprender a tua lingua na escola de linguas, sempre tivemos uma leitura o um filme para ver.
Gostei deste post y da leitura de á história de Selma :) beijinhos e obrigadinha por a tua amizade e visita. Vou visitar o blogue da tua Menina.

Ana Zuzarte disse...

Olá Amiga!!!
Voltei, e espero que seja a 100%
Tenho muitas saudades, destas nossas visitas
Peço desculpa por esta minha ausência no teu cantinho mas isto não tem andado nada fácil, quero agradecer também o facto de estares sempre tão presente.
Mas vamos ao que interessa, por aqui as novidades que fui perdendo ao longo destes dias são fantásticas,
Beijocas ENORMES
Ana

artes_romao disse...

boa tarde, td bem?
antes de mais tenho a dizer que gostei imenso da tua Selma;)
agora esta questão que tanto nos faz pensar...tanta liberdade que aparece mal aproveitada...
agora vou já espreitar o vídeo da M.
fiquem bem,jinhos***

Shirley disse...

Many thanks for your kind visit and lovely words. What a nice blog you have - and the Selma hat is SO fantastic...perfect!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin