20 fevereiro 2013

impressão com os mais novos

As actividades que se seguem, têm tudo para fazer sucesso entre os mais novos (e não só) e vêm no seguimento do post anterior que falava de carimbos e impressões.

Ao estilo Pop Art, usando maçãs e plástico com bolhas de ar como carimbos, consegue-se uma bela obra e aprende-se história d'arte.


Esta moldura consegue-se pintando folhas com tinta e aplicando-as numa folha de papel. As folhas são sempre bons motivos para impressão. Dão sempre um resultado muito bonito com as suas nervuras rendilhadas.


Os famosos carimbos de batata dão uma maior variedade aos motivos de impressão, porque neles se pode esculpir qualquer forma que se queira.


Folhas de couve dão excelentes árvores quando usadas como carimbos. Está giríssimo este exemplo, não acham? Que bela floresta!


Bróculos e couve-flor também dão para fazer árvores. E mais elementos para uma paisagem campestre podem ser conseguidos com penas ou espigas.
Estes carimbos naturais podem ser boas experiências tanto para miúdos mais pequenos como para os mais crescidinhos. É só dar largas à imaginação e dar novos usos às coisas que conhecemos de outros contextos. Ver a semelhança entre uma pena e uma árvore pode não ser uma "ligação directa" para uma criança, daí a importância de lhes mostrarmos como podemos olhar as coisas de outras perspectivas.


Outra actividade interessante para a criançada, é fazer carimbos. Estes são feitos com cartão ou madeira como base onde se cola cordel de modo a formar o desenho que queiramos (neste caso um peixe).



Olhem que bonita ficou a obra final!


Ideias de actividades de: "O Grande Manual das Artes", Girassol Edições, 2007.


Sem comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin