18 janeiro 2009

ontem e os livros


Quase que já chega ao tecto. Gosta de os ter todos à mão quando vai dormir. Não faço ideia se os folheia a todos todas as noites, mas têm que estar em "pilha" ao seu alcance.
Entre eles o novo cá em casa "Eu Não Tenho Sono E Não Vou Para A Cama" do Charlie e Lola, que já conhecíamos da TV e deste livro que também adorámos.

E falando em livros, assunto que já não falava há muito, esta época de festas trouxe-lhe umas quantas novas aquisições além do Carlie e Lola. Ganhou este do Ruca, que apesar de já não a entusiasmar tanto é sempre bem-vindo. Afinal é um livro e é do Ruca, e basta!
"O Rato do Campo e o Rato da Cidade" e "O Coelhinho Branco" (que eu conhecia como "A História da Cabra Cabrês"), duas fábulas clássicas que ela ainda não tinha em nenhuma das colectâneas de contos clássicos. Adorou a do coelhinho, ou não fosse sobre um coelho e ainda por cima branco.

Este livro de actividades sob o tema "Insectos" também se juntou à "pilha". É mais uma tentativa para dissolver o bloqueio que tem contra trabalhos de casa e escola em geral.
E por falar nisso, ontem, depois de uma longa "batalha" para fazer parte dos trabalhos de casa em casa da avó ("Batalha" essa que envolveu, primeiro mãe, depois pai, depois avó [que se convenceu finalmente de que a teimosia da rapariga é maior do que humanamente se poderia imaginar e que afinal não são os pais que inventam e são uns maus], depois tia e novamente avó), inventámos um novo jogo que fizémos no caminho de regresso a casa. O jogo consistia em fazê-la "adivinhar" palavras que soletrávamos. Por exemplo: "Se entreres numa casa que tenha à porta uma placa que diga C-A-F-É o que encontras?", ou "Achas que nesta floresta há algum L-O-B-O? E se existir algum, achas que poderia comer um P-A-T-O? E um C-Ã-O? E um G-A-T-O? E um R-A-T-O?" E foi assim a conversa quase até chegarmos a casa, onde nos esperava um carro de "pata alçada" à espera de mudar o pneu. É raro haver um "furo", mas dois em tão pouco tempo ainda o é mais. Resumindo: ainda não tínhamios mandado arranjar um pneu, já o outro se furou. Tivémos que deixar o pobre "bicho" de "pata alçada" enquanto levámos dois pneus de uma assentada ao mecânico.
Quanto ao jogo, resultou durante algum tempo, até que ela se cansasse e se apercebesse que afinal estava a ler e era isso que ela não queria!


Outra coisa: como se aproxima o final do mês, relembro que a votação do BT Club está quase a começar. Estimados cliente Bem-Trapilho, façam o favor de se apressar a enviar-me as fotos!
E amigos, não se esqueçam também de dar uma espreitadela no meu flickr que é constantemente actualizado.

Para terminar acabei de saber que a querida Duda me brindou com este troféu. Aproveito já para agradecer. Muito obrigada por te lembrares de mim.

12 comentários:

Marta disse...

Ola
e sempre um prazer vir aqui e ler as coisas que contas sobre a M., faz-me lembrar o meu sobrinho que tem 6 anos e inventa tudo e mais alguma coisa para nao ir a escola portuguesa.
tenho um desafio para ti no meu blog, se quiseres passa por la...
muitos beijinhos e bom comeco de semana.
Marta

Mónica disse...

Bom dia!, gostei muito destes livros. Ontem foi a biblioteca e procurei a Charlie e a Lola, sao tao giros!. beijinhos para ti e a tua familía.

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Querida M

Tens uma belissima colecção de livros!

Tenho a certeza que não demora muito estás a lê-los sózinha e depois contar a historinha á tua mamã!

Beijinhos, minha querida
Bivó Cassilda

Ana Rodrigues disse...

Olá!
O que nós (pais) temos que fazer...
"Grão a grão enche a galinha o papo..." vais ver que terás um óptimo resultado!
Bjs e boa semana

Chocolate disse...

oi querida! eu não vim de férias, estou cá em trabalho. volto para as ilustres terras lusas em março. beijinhos e boa semana!!

JuPati disse...

Passei para desejar uma Boa Semana!

Beijinhos

Ju

♥ Pedaços de Cor♥ disse...

Tantooo livrinho =)

beijihno
cat**

M. Céu Fernandes disse...

Olá.
É óptimo que ela cresça com gosto pelos livros. Eu também adoro livros desde pequenina! Não consigo estar sem ler nada durante muito tempo. Ando sempre com um livro na mala para ler no autocarro ou em pausas.
Boa semana!
bjs,
M. Céu

Betina Sandra Guelman disse...

muy bonito
http://betinaguelman.blogspot.com/

Mia Mello disse...

Ei... se fosses ao meu blog e lesses lá G-O-S-T-O---T-E .ficavas feliz? =D e se fosse mesmo aqui T-A-V-A- B-O-M???

Gosto-te =D

Tenta dizer á M. que os "bifes" da geração dela curtem garinas que curtem a escola... tas a ver? Lol é mentir... mas pode ser que cole =P LOLOLOLOLOLOL

Sabrina disse...

Eu também adoro Charlie e Lola são fofos demais.
Vim lhe desejar um maravilhoso 2009 com muita felicidade e muito sucesso..bjokss Sá

Porcelain disse...

:-D Como há-de a tua filhota achar piada à escola amigaaa!!! :-DD

És fantástica... parabéns!! Beijos!! :-))

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin