01 novembro 2013

Lendas do Mar - o painel


Depois de vos ter apresentado o projecto aqui, de ter mostrado um pouco mais dele aqui e aqui, e alguns materiais que preparei para ele aqui, está na hora (e já não era sem tempo) de o mostrar depois de terminado.
Não pensem que só agora ficou pronto. Nem pensar!
Conseguimos acabá-lo nos últimos dias de aulas do ano lectivo passado.


Os meninos ficaram muito orgulhosos da obra realizada. E tinham razões para isso.

Recapitulando:
Este projecto tinha que ter como tema "O Mar". E eu seleccionei duas lendas do livro "Lendas do Mar" de José Jorge Letria, ilustrado por André Letria, da Terramar (podem ver aqui).
O resto foi trabalho dos alunos que estudaram os textos, recontaram-nos em verso, e esboçaram ilustrações.
As ideias eram muitas e boas. Adoro trabalhar assim, com gente interessada e pro-activa.
O trabalho fluiu e, a pouco e pouco fomos construindo um tríptico (porque o painel é constituído por três momentos distintos) que ilustram as lendas estudadas.

Elas contam como o Deus do Mar era todo poderoso,...


... como era travessa, a sua filha Água...


... Contam que até chegou a ser castigada, por insistir em invadir a terra que não lhe pertencia...

E assim, a água do mar deixou de ser doce e passou a ser salgada.


... Ai água, ai água!


... E contam também, como os pequeninos grãos de areia perceberam que a conseguiriam parar se se unissem.

E assim nasceram as dunas.



Nasceu assim, também, um projecto multidisciplinar, onde a Língua Portuguesa, as Artes Plásticas, e até a iniciação às novas tecnologias, andaram de mãos dadas. Desde a leitura e compreensão de texto, ao repensar e recontar da história, ao estudo da escrita poética, à condensação da mensagem percebendo-lhe o essencial, à passagem da linguagem escrita para pictórica, à estruturação da obra a criar, à experimentação de novas técnicas artísticas, etc., tudo isto trouxe valiosos aprendizados às crianças. E, como todos os conhecimentos que são adquiridos através de práticas lúdicas, ficarão certamente cimentados na memória destes pequenos homens e mulheres de amanhã.


Pintámos a base do nosso painel com tinta acrílica. E as experiências novas começaram logo neste simples passo, quando várias crianças ficaram arrebatadas pela beleza das cores a misturarem-se para criar os tons que pretendíamos.

Continuou a onda de espanto, quando perceberam que até os desenhos que tinham feito em "papel normal" (como eles próprios lhe chamavam) poderiam integrar a grande obra.

Colámos tecidos, papel de revistas/jornais, vários tipos de feijões, alguns totalmente desconhecidos...

Colámos botões, que ora eram os olhos de peixinhos, ora bolhas de ar a erguer-se desde as profundezas do mar, ou mesmo grãos de areia...

Colámos farrapinhos de algodão e até papel de guardanapo, que veio conferir profundidade ao nosso mar, quer nas formas ondulantes, quer nas silhuetas de peixes que sombreavam por aqui e por ali...

E ainda, surpresa das surpresas (porque até aí, os meninos ainda não tinham percebido como era que os seus poemas iriam figurar no painel), colámos os próprios poemas escritos pelas crianças, e por elas passados a computador, tornando-os presentes em toda a obra.

Finalizámos com trapilho entrançado como moldura. Até esta fase foi educativa, pois vários meninos aprenderem a fazer tranças connosco. :)

Não resisto a mostrar mais um pormenor deste trabalho que me deu tantos bons momentos...


Muito obrigada a todos, pela concretização deste projecto tão "rico" no que respeita a conteúdos educativos. 
E tudo se conseguiu em muito pouco tempo, graças à criatividade dos meninos, ao empenho da professora Cristina, à colaboração da professora Christine, à simpatia de vários "anjos da guarda", que tomaram muito bem conta da L., e a uma ajudinha minha...


1 comentário:

*RO* disse...

Que trabalho interessante!
Estou te seguindo!
Beijo

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin