20 abril 2012

soninho = ó-ó

Porque será que há bebés tão pequeninos que fazem intermináveis birras do sono e, mesmo a caírem literalmente para o lado, sem conseguir manter os olhitos abertos, se recusam a adormecer? E se por alguns instantes são vencidos pelo somo, acordam logo de seguida para continuar a birra. Acho que deve ser a curiosidade inata ao ser humano. A L. parece querer dizer: "Quero ver o mundo!". E o mundo dela ainda é pequenino, como ela própria, mas é isso que faz sempre, de olhos bem arregalados. Parece gostar particularmente de tetos e candeeiros. Aqueles olhos vivaços não param de admirar tudo ao redor. Talvez sinal de instinto, consciente de que não sabe nada e de que precisa aprender para melhor sobreviver. Talvez por isso sintamos que em vez de dormir, devamos absorver todos os estímulos que possamos. Quantos mais, melhor. Por essa altura, também ainda não sabemos que dormir é fundamental para o bom funcionamento de nosso cérebro e assim sermos mais eficazes nas nossas aprendizagens, particularmente nas idades mais tenras.
Só por curiosidade, sabiam que eu tive um cão que em bebé também fazia birra do sono? Pois é, sentava-se e fincava as patitas dianteiras no chão. Quando a cabeça lhe começava a descair vencida pelo sono, rosnava e voltava a endireitar.se. E assim estava até o sono o derrotar completamente. :)
Mas continuando e contrariando tudo isto que prá'qui tenho estado a escrever, no outro dia cruzei-me com uma mãe e o seu bebé. E ele, cheio de sono, recusava-se a adormecer. Resmungava ligeiramente esfregando olhos, nariz, testa, bochechas... "Não está habituado a dormir ao colo.", ouvi a mãe dizer, "Se estivesse em casa, deitava-o na caminha e ele ficava logo a dormir." (:o0) Caiu-me o queixo de espanto! Mas o que é isto? É um bebé ou um robot? Seja o que for, eu quero um desses, se faz favor! ;) Mas, apesar de não trocar as minhas princesas por nada, digo-vos que não tive essa sorte. E ao que parece, nem a minha mãe teve. Por isso, "quem sai aos seus não degenera", não é o que dizem?! :) O que é certo, é que aquela abençoada criaturinha, mesmo contrariado, nem dois minutos demorou a adormecer. E pensam que a mãe teve que esperar um tempo para o poder passar para o ovo sem o acordar? Pois não. O miúdo desligou literalmente. As minhas não vieram com interruptor! Para onde é que envio a reclamação?
Como podem ver pela foto, no canguru ela dorme... ;)


E agora para algo completamente diferente: falo-vos de um site interessante para quem gosta de arte de rua - clicar aqui.

2 comentários:

xunandinha disse...

Querda amiga,parece o meu Flávio, não dormia nada tinha que fazer tudo com ele no canguru até aspirar,mais tarde foi diagnosticado hiperatividade, até as paredes da casa subia,ainda hoje a caminho dos 19anos está à mesa e não pára,mal chega é um reboliço.
A Joana era calma ela dormia toda a noite ela é que fez os seus hórios a partir de começar com o biberon 22h ultimo 8h o primeiro ,não gostava muito de colo adormecia na caminha e quando acordadva ,brincava com as mãozinhas não chorava começava a imitir barulhinhos,ainda hoje fica no quarto a fazer as suas coisas nós até nos esquecemos,olha nem de propósito acabou de chegar começou a ação cá em casa, beijinhos a todos

mfc disse...

Aqui em casa é exactamente isso que acontece com a Rita (a 1ª neta).
Está a cair de sono e luta para não adormecer!!
Acho que é geral... e sobretudo à hora do jantar!!

Beijinhos,

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin