10 novembro 2011

nos museus


Voltámos ao Museu Nacional de História Natural e de Ciência (da Universidade de Lisboa), mas desta vez com mais uma amiga como companhia. No Verão estivemos lá. A M. adorou a parte dos minerais, que é um dos seus grandes interesses do momento. Tirámos imensas fotos, mas parece que foram tempos atarefados e acabei por me esquecer de as trazer aqui para o blog. Dessa vez o tempo fora curto e não chegámos a ir ao Museu de Ciência. Desta vez, foi por aí que começámos. Em cima, na foto, estamos nós as três (... aliás, quatro! E o 'quinto elemento', refiro-me ao maridão, por trás da máquina fotográfica.) no laboratório de química, uma ambiência fabulosa que nos transporta para outras épocas. Estávamos a adorar!


O edifício em si é também muito bonito. Aqui podem ver os corredores e escadarias.


Ainda, na parte do Museu da Ciência, tivemos oportunidade de experimentar muitas reações físicas. Nós, adultos, gostamos bastante, mas as miúdas deliravam e corriam de experiência para experiência. Só me faziam lembrar o Tazmanian Devil a rodopiar sem parar. :)


Cá estávamos nós, as meninas todas, no centro de um triângulo de espelhos, onde nos podíamos ver de todos os ângulos. Se repararem bem, dá para ver a minha barrigota de lado. :)


Esta foi uma das experiências que mais gostámos: a da sombra com vontade própria. Acendíamos uma luz forte durante algum tempo e ficávamos paradas na frente desta parede. Depois, apagávamos a luz e saíamos dessa posição. A nossa sombra ficava lá presa. Finalmente conseguimos despistá-la, esta danada que passa a vida a seguir-nos! :)


O pêndulo fazedor de desenhos com areia também é muito interessante. As pequenas divertiram-se muito com ele.


Havia lá um Tangram em tamanho gigante, que também lhes proporcionou momentos de diversão e desafio.


Outra experiência curiosa foi esta do espelho que nos "cortava" ao meio e nos fazia voar. :) Simples, mas muito engraçado.


E sucederam-se as experiências. Umas novidade, outras nem tanto, mas todas interessantes e que serviram para espevitar ainda mais a curiosidade destas duas meninas inteligentes.


Foi uma manhã de ciência e diversão!


No final, ainda tivemos tempo para dar uma espreitadela ao Museu de História Natural, para visitar os dinossauros (Aqui a ossada da cabeça de um triceratops, imponente, embora mais pequena do que a que vimos no Museu de História Natural de Sintra.), conhecer o percurso do Universo e ver as pedras (como a M. tanto gosta). Serviu de cicerone à amiguinha e papagaiou os nomes dos minerais todos.

4 comentários:

mfc disse...

Olha...olha... a barriguinha!!
Está a crescer... e estás muito bonita!
Beijinhos

Paula Alexandra Santos disse...

Muito bom! Nunca fui e pelos vistos, vale muito a pena. Vais ver que ela ainda vai para geóloga!
Bom fim de semana!

Sofia disse...

Deve ter sido uma autentica diversão para pequenos e graúdos :)
Beijinhos*

Sissamar disse...

Que momentos tão bem passados! Brincar e aprender é o máximo! Quer para miúdos quer para graúdos!
A barrigota está linda!
Beijinhos

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin