18 setembro 2011

alelier de ilustração: resultado final

Muito obrigada!!! Não estava à espera de tantas reacções ao meu post anterior. Mas respondendo às vossas questões: estou de 16 semanas; não, ainda não sei se o "embrulhinho" será azul ou cor-de-rosa; e a M. está feliz da vida. Era um pedido dela já há bastante tempo.



E agora as obras resultantes do Atelier de Ilustração que já terminou. Houve meninas que faltaram à última sessão, pelo que conto ainda ter mais alguns livros terminados para vos mostrar brevemente.
Por agora os meus pequenos artistas ilustradores têm três obras concluídas. Notam-se estilos bastante diferentes, o que me agrada muitíssimo. Por vezes as crianças caem na cópia de ideias quando se vêm perante a inquietação de uma folha vazia. No começo encontrei-os algo tímidos, no que diz respeito ao à vontade de abordarem o tema e o papel em branco. Isto é absolutamente natural, pois não percebiam ao certo o que era pretendido e nem como iriam dar o seu cunho pessoal ao projecto. Mas a pouco e pouco foram vencendo essas barreiras e foi-se notando mais e mais desenvoltura. E as ideias surgiam por vezes em catadupa. O meu papel ali era também o de tentar mantê-los num caminho realista, em conformidade com a meta pretendida que era fazermos um livro em cinco sessões. Com este projecto eles não só deram largas à sua imaginação, como tiveram que gerir o tempo que tinham pelas várias tarefas necessárias para a finalização do livro.
Notei que foi novidade para eles fazermos os desenhos por etapas: pensando primeiro o que queríamos desenhar em cada ilustração, passando a desenhar o fundo e depois as personagens. Não os obriguei a seguir este método, até porque acredito mais em valorizar as ideias de cada um deles para que se sintam confiantes em criar a seu belo prazer. A prova disso é que nem todos seguiram este método. Serviu-lhes no entanto para conhecerem outros métodos e técnicas de desenhar. E, volto a salientar, talvez o ponto mais relevante deste atelier fosse o menos visível: o de os levar a estruturar nas suas mentes em primeiro lugar as linhas gerais do que propõem fazer e não começarem logo de supetão a desenhar sem pensar nos próximos passos do projecto. Isso notou-se na capa do livro que foi a primeira etapa do nosso atelier. Serviu como introdução e interiorização da história. Mas nota-se a diferença entre as capas dos livros e as restantes ilustrações dos mesmos. Nem parecem desenhadas pelas mesmas mãos. No fundo acho que a ideia de planearem tarefas é uma lição que lhes servirá para o resto das suas vidas académicas mas também em todas as outras atividades que lhes surgirem pela frente.
Tive um professor que me ensinou essa lição. Imaginem o que é chegar à sala de aula em dia de prova e o professor nos apresentar um teste com 50 perguntas, algumas com alíneas, para 50 minutos de aula. Ele costumava apresentar-nos testes planeados ao segundo. Sim, não estou a exagerar. Ele mostrava-nos o plano do teste no dia anterior (sem as perguntas, é claro!) e dizia: "-Leiam primeiro o teste todo com muita atenção e só depois comecem a responder. Comecem pelas questões que saibam bem e passem de seguida às outras. Depois: pergunta número um, que é de resposta automática, têm cinco segundos para responder. Pergunta número dois, dez segundos. Pergunta número três, onde têm que fazer alguns cálculos, têm um minuto e dez segundos. (...)" E por aí fora, num chorrilho interminável de segundos e perguntas e perguntas e segundos. Ficávamos em pânico. No primeiro teste com ele, em que eu achava que sabia a matéria na ponta da língua, consegui uns milagrosos 50,5% de nota. Mas confesso que não cumpri as tarefas de ler atentamente o teste em primeiro lugar, de responder primeiro às questões que sabia sem hesitação, e acabei por notar que deixei por responder (por falta de tempo) várias questões que sabia mas que estavam mais para o final do teste e nem sequer tive oportunidade de lá chegar. Realmente, este professor era muito exigente. Se calhar, só mesmo um génio para conseguir 100% num dos testes dele. Mas se eu tivesse planeado o trabalho no inicio, como ele havia sugerido, teria conseguido à vontade uns 75%. Eu e grande parte da turma, onde imperavam as negativas nesta disciplina. Aí percebi, finalmente, que o tempo dispendido a planear as tarefas que se nos apresentam pela frente, não é de todo tempo perdido, como achava até então. Quero com esta conversa toda dizer, que acho realmente uma importante lição esta de planear antes de começar o que quer que seja. Principalmente quanto mais complicada a tarefa for e menos tempo tenhamos para a concluir.
Bom, mas deixêmo-nos de palavras e passemos aos livros. A história que ilustrámos foi "A Galinha dos Ovos de Ouro" e é com um enorme orgulho que vos apresento as versões destes três pequenos grandes ilustradores:





(Cliquem nas tiras de imagens para as ampliar e verem os pormenores.)

5 comentários:

Marion disse...

Que trabalho mais lindo que fizeste com as crianças! Parabéns!!! De fato, o planejamento faz a grande diferença no que fazemos... e parabéns pelas 16 semanas!
Abs. e bom domingo, Marion, do blog Criações em família & cia.

mfc disse...

Azul ou cor de rosa... ´
e o menos!
Importante é a alegria e a felicidade que sentes!

Quanto aos trabalhinhos... vão de vento em popa!
Parabéns por ... tuuuudo!

artes_romao disse...

olá,td bem?
adorei as novidades...principalmente a de seres mamã de novo;)
parabéns.
fiquem bem,jinhos***

macati disse...

eu tb bloqueio qd tenho folha em branco pois depois de fazer um risco descobri que nao era aquele o risco e ja estraguei tudo... por isso arranjei uma soluçao: papel quadriculado... hehehehehe...

macati disse...

eu tb bloqueio qd tenho folha em branco pois depois de fazer um risco descobri que nao era aquele o risco e ja estraguei tudo... por isso arranjei uma soluçao: papel quadriculado... hehehehehe...

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