23 março 2011

conversa com a amiga lua



Como sabem, a M. é uma miúda curiosa. Adora os livros da colecção do Professor Genius. Este é "O Meu Álbum do Unverso" (Impala Editores, 2006) e ela tem-nos volta e meia como livro de cabeceira. Já leu tudo sobre os planetas do nosso Sistema Solar. Descobriu que alguns têm o dia maior do que o ano. Aprendeu como se formou o próprio Sistema Solar. Sabe que Urânio gira praticamente deitado. Ficou a saber que há mais planetas com "anéis", para além do sobejamente conhecido Saturno. Enfim, tem sido um livro excelente para lhe saciar a curiosidade (a ela e a mim, diga-se de passagem!).



No outro dia, o dia em que a Lua iria estar no ponto mais próximo à Terra em 18 anos, a M. quis ir observar o céu nocturno por conta própria. Apareceu-me com este livro como manual, uma pequena lanterna para conseguir ver o livro quando precisasse e eu só tive de lhe vestir um casaco. E lá foi ela para o quintal. Passado pouco tempo apareceu-me de novo a perguntar:
-Estamos no hemisfério Norte ou Sul?
Já deveria saber isto, pois já tínhamos falado sobre o assunto, mas compreendo que os conhecimentos ainda não estejam solidificados na curiosa cabecinha. Depois de saber que estavamos no hemisfério Norte, lá voltou para o quintal, para tentar identificar algumas constelações. Segundo ela, conseguiu identificar pelo menos a constelação de Virgem. Eu fiquei com dúvidas, mas ela lá esteve entretida durante um bom tempo. Às tantas, estava a ficar um pouco frustrada com a má visibilidade que os aglomerados habitacionais provocam. Dei-lhe a ideia de mudar de objecto de estudo, já que entretanto a Lua tinha subido no céu (o que contribuiu para uma ainda maior iluminação). Ela gostou da ideia e começou uma longa conversa com a Lua. Segundo ela, jamais irá esquecer este dia, em que contou histórias à Lua (como a dita tanto gosta). Falou-lhe do seu nascimento, já que segundo a M. ninguém se lembra de quando era pequenina, e por isso a Lua também estaria curiosa acerca do seu nascimento.



E eu gosto muito de a ver curiosa e a fazer esforços no sentido de satisfazer essa curiosidade.
Procurar estrelas no céu pode ser uma interessante e bonita actividade para se fazer em família. Uma sugestão para as noites quentes de Primavera/Verão.

7 comentários:

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Querida amiga

Não é um comentário.
É uma simples mensagem!
Fiz um texto, o qual vou fazer copiar colar, devido á minha manifesfalta de tempo.

O desagradável problema do meu blog, ficou resolvido, segundo o informático, na segunda feira, ao fim da tarde.
Pelo acontecido, embora completamente alhei, peço desculpa pelo tão constrangedor aborrecimento.
Desculpem!

Esta semana tenho cá uma familar do lado do meu "velho" senhora de 89 anos que estava com uma grande gripe, com filhos, noras e netos, mas que infelizmente "não têm disponibilidade" para tratar a mãe e avó que os criou a todos com tanto carinho.

Peço a Deus que não me aconteça o mesmo, estou crente que não...mas a vida de hoje é vivida muito a correr e a maior parte das pessoas não se apercebem que perdem uma das melhores coisas que a vida tem...a União da Familia...e tratar dos nossos velhinhos não é um trabalho é um DEVER!!!

Bem...para a frente!

Domingo, se Deus quizer, já estarei mais livre e assim recomeçarei as minhas visitas, como o meu carinho e amizade de sempre.

Desculpem, mas pensei muito...se deveria fazer um post ou o que estou a fazer!!!
Venceu a segunda hipótese...assim mesmo sem comentar deixo a cada uma todo o meu carinho e amizade no seu devido cantinho.

Muitas saudades, muitos beijinhos, muito carinho, muita ternura!
Adoro-te querida amiga

Vóvó Cassilda

Diana disse...

Olá querida, a M. é muito parecida com o meu B., apesar de ele já ter outra idade...sempre foi assim.
Também tem esse livro e adora, bem na verdade ele adora planetas e devora livros hehehe.
Beijinhos

mfc disse...

Gosto desse interesse e partilha constante que desenvolves com a tua filha!

Miss Val's Creations disse...

I loved learning about the moon and the stars as a child. The solar system is so fascinating! ~Val

Letra a Letra, Passo a Passo disse...

Fantástico! A sede de saber é uma coisa muito boa!
Bj.

sistasantista disse...

Olá, Paula!
Estava com saudades de visitar teu cantinho.
Acho maravilhoso o amor pelo saber que as crianças têm, gostaria que permanecesse para sempre em todas as pessoas!
Tenha uma ótima semana.
Beijinho
Telma

Juca disse...

Olá MAdrinha linda,

A M. é um espanto de menina, e fico muito feliz por ver que algumas das dificuldades dela, mesmo em relação à escola começam a ser ultrapassadas e a curiosidade acaba por levar a melhor e faz com que ela a seu modo se interesse por coisas bem giras!

O meu filhote também era assim e há um livro super giro que eles costuma adorar..." O Porquê das coisas".

Estou cheia de saudades tuas, beijokinhas grandes

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin