10 abril 2012

Ilustrarte 2012


Consegui ainda ir a tempo de visitar a Ilustrarte 2012. Com o nascimento da bebé e todos os afazeres que isso acarreta, a falta de energia, etc., estava a ver que me escapava esta grande oportunidade de ver trabalhos de grandes ilustradores. Mas afinal, no último fim-de-semana da exposição, ainda consegui dar um saltinho ao Museu da Electricidade.


Fiquei encantada com algumas das participações. A espanhola Annalisa Bollini, encantou-me com as suas técnicas. As colagens de Chiara Carrer (Itália) também ficaram entre as minhas favoritas. Gostei muito das técnicas de pintura e desenho conciliadas por Goele Dewanckel (França). Outros artistas cuja participação me chamou a atenção foram: Daniela Murgia (Itália) e as suas técnicas mistas em que inclui alguns pontos de costura nas ilustrações, Michael Roher (Austria), Emilie Vast (França) e as suas límpidas ilustrações em arte digital, Melanie Geray (Bélgica) e o seu impressionante realismo no traço a preto e branco num extraordinário trabalho de luz e sombra, Sonja Danowski (Alemanha) e mais um não menos impressionante desenho realista que participou nesta exposição com três maravilhosas aguarelas a fazer lembrar as ilustrações dos livros da Anita, Laia Castillo (Espanha) com o seu estilo meio infantil a lembrar a imagem de marca da Planeta Tangerina, Daniel Bueno (Brasil) e os seus recortes milimetricamente inseridos em complexas ilustrações, Beatriz Terceno (Espanha) a fazer pensar que ilustração de livros infantis é uma brincadeira de crianças com as suas colagens tão divertidas e Kaatje Vermeire (Bélgica) que me apaixonou completamente com as ilustrações de Mare in de dingen*, e aqui outra visitante que também ficou apaixonada.
E o vencedor deste ano foi: ... Valerio Vidali! Vejam mais aqui.
Portugueses, vi poucos, entre eles Bernardo Carvalho e pouco mais. Com belíssimos ilustradores que temos, será que não concorreram mais ou não foram seleccionados para estarem presentes na exposição? Eu concorri, na base da carolice, é claro, sem nada a perder nem pretensões de chegar a ser seleccionada. Mas eu não me referia a mim. Estava a lembrar-me de nomes como Rute Reimão, Marta Torrão, Paulo Galindro, Margarida Botelho, entre tantos outros que admiro muitíssimo.


A M. e o pai, andaram entretidos a tirar fotos, a desenharem, a ler livros de António Torrado (autor homenageado) e é aliás a eles que eu devo grande parte da reportagem fotográfica desta visita tão agradável (com a L. sempre a dormir no canguru).






E já que estamos a falar de ilustração, deixo-vos aqui o link para o site de Lisa Hurwitz, ilustradora com um trabalho muito interessante.

* Fiquem com algumas imagens do livro Mare in de dingen:


2 comentários:

mfc disse...

É um museu a que não posso deixar de ir!
Vai ser uma ida obrigatória.

artes_romao disse...

olá,td bem?
é só novidades maravilhosas;)
fiquem bem,jinhos***

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin