23 abril 2012

É proibido contar histórias para adormecer! Vamos, em vez disso, contar histórias para sonhar...


Ainda a propósito do post do soninho, li hoje uma passagem no prefácio deste livro ("101 Coisas e 1/2 Para Fazer Antes de Crescer", de Isabel Zambujal e Pedro D'Aguiar, com ilustrações de João Bacelar, da Oficina do Livro, 2008), assinado pelo pedopsicólogo Eduardo Sá.

Dizia assim:
«(...) E que as histórias são assim, também: um enamoramento com o escuro que te espera às cento e tantas coisas que fizeste para crescer. E que só elas nos tornam ingénuos, reconhecidos e... irreflectidos. É proibido, portanto, contar histórias para adormecer! Adormecer é, justamente, aquilo que as pessoas mais fazem (...).»

Por acaso também nunca entendi muito bem como é que uma criança, curiosa por natureza, adormece a ouvir uma história sem lhe ouvir o fim. Ou a história em questão é muito, mas mesmo muito, aborrecida, ou é porque a criança já conhece a história de trás para a frente e de frente para trás. Comigo nunca funcionou: nem quando a minha mãe me contava histórias, nem quando sou eu contar à M. (porque a L., por agora, prefere outras "histórias"). Eu sempre achei que as histórias não serviam para adormecer, mas sim para sonhar, expressão que aliás dá título a um livro de contos do Júlio Isidro "100 Histórias para Contar e Sonhar" (Edições ASA, 2007), pertencente à biblioteca da M..

Parece, portanto, que tenho aqui duas meninas curiosas e muito trabalhosas em mãos! Uma é-o de certeza. A outra ainda se está a revelar. O futuro o dirá.

Mas, já agora, deixem-me só dizer-vos um pouco mais acerca do livro que motivou este post. É uma obra muito divertida, onde se lembra crianças e pais de que passar pela infância "como deve de ser" implica fazer traquinices, despropósitos, nojices, disparates, mas também coisas dignas de serem aprovadas pelos pais. Se assim não for, algo só pode estar muito errado!!! Alguns exemplos: tentar chegar com a língua à ponta do nariz, fazer bombas na piscina quando a prima vai a passar, seguir um carreiro de formigas até descobrires onde moram ou ler um livro com muitas páginas até ao fim. Todas estas dicas são apresentadas em forma de lista, e todas são ilustradas de forma muito elucidativa. No final, o importante é fazer tudo com muito prazer... bom feeling! O fundamental na vida é criar boas memórias.

1 comentário:

mfc disse...

E o sonho é o que nos pode guiar sempre...!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin