28 abril 2011

coisas de gaja... em crescimento

Não pensem que este ano me esqueci de aqui assinalar o
25 de Abril - Dia da Liberdade!
Não esqueci e não irei esquecer nunca. É o dia que mais significado tem para mim, e cada vez mais. Tenho é tido muito pouco tempo para as bloguisses. Mas estou a preparar um post(ão) daqueles com imensas coisas para dizer e mostrar. Demora o seu tempo. Vamos a ver se ainda hoje o consigo terminar.

{:oS)



Ontem, era este o panorama no quarto da M., pela manhã. Tudo para fora do guarda-fatos e nada parecia suficientemente interessante para vestir!

{:oS)

E agora, um agradecimento especial à querida Luciana do Cantinho do Gabriel por este simpático mimo. Obrigada, amiga!

24 abril 2011

Páscoa Feliz!



Uma Páscoa muito feliz
a todos os que me visitam!

21 abril 2011

arrumar



A arrumar encontram-se coisas já completamente esquecidas.
Hoje encontrei um esboço que era para se tornar em quadro (tal como este, ou estes, ou estes, ou estes), mas que não passou disto.

20 abril 2011

ovo colorido com surpresa



Para a Páscoa, fizemos este ovo. Mas, o que é isto afinal que sai de dentro do ovo? Um pintainho? Nada disso. É o próprio do Coelho da Páscoa! Finalmente percebo a relação entre os coelhos e os ovos da Páscoa. :)))

19 abril 2011

atelier de Páscoa



O atelier da Páscoa foi assim: caixinha/coelho e postal com pinturas e colagens de casca de ovo. Até houve mensagem especial de Páscoa.

18 abril 2011

sementeira primaveril



O que é que estas mãozinhas todas estão a "tramar"?
É mais uma actividade primaveril.
Na biblioteca ouviram o conto "Mariana e a Missão Primavera"*. E a proposta de atelier foi uma original sementeira de feijão frade. É isso que estas mãozinhas atarefadas estão a fazer.



A M. a identificar o seu saquinho.



E eu fiz o caderno para registar a evolução dos feijões, já que a M., por já ter aprendido esta "matéria" na escola, achou que seria mais proveitoso ocupar o seu tempo a brincar.



Cinco dias depois, é este o aspecto dos feijões.
Estão crescidos, não acham?



* Mariana e a Missão Primavera, texto de Sylvie Auzary-Luton, ilustrações de Myriam Deru, Editora Minutos de Leitura, 2008.

17 abril 2011

a duas cores



Para já, a lata conta com amarelo e azul. O que se seguirá?

13 abril 2011

eco-brinquedos e o pássaro do outro dia



Já estamos em plenas férias da Páscoa. Tem sido uma correria todos os dias: actividades lúdico-educativas para a M., para mim e até para o maridão. Já estou cansada e ainda só vamos a meio da primeira semana. Ufff...
Hoje fomos fazer eco-brinquedos com a Anime. Só com materiais velhos. A M. quis fazer uma boneca. Eu iniciei uma televisão em parceria com outra participante. Não houve tempo para terminar. Espero em breve poder fazê-lo.



E a M. fez uma nova amiga! :)



Repararam no joelho da M.? Sim, é o pássaro do outro dia. Afinal foi para aqui que ele voou. Além do pássaro, voou para lá também uma nova flor. E as calças remendadas ficaram com outro charme.



11 abril 2011

culinárias cá de casa

Antes de vos mostrar para onde voou o passaroco, vou-vos falar de culinárias.



Tenho andado atormentada com um abcesso chato e a minha princesa fofa lembrou-se de me fazer uma surpresa, para o lanche. Aproveitou que eu estava a dormitar uma pequena sesta, efeito dos medicamentos claro está, pois eu sou do género de ficar mais "doente" se durmo a sesta do que se a não durmo, mas enfim, deu-me um sono tal que não consegui evitar e lá passei pelas brasas. Volta e meia, ouvia barulhos na cozinha e até cheguei a chamá-la, mas a danada nem me deu resposta. Daí a pouco apareceu-me com esta salada de alface, pimento e cenoura, invenção dela própria, como sendo uma surpresa para a mamã que estava adoentada. É uma querida, não acham?


E este petisco também foi invenção dela, num dia que não lhe apetecia almoçar. Assim, feito pelas suas próprias mãozinhas, comeu com mais vontade uma sandes com pão caseiro, com queijo fresco e uma azeitona.



E agora, a receita que vos prometi já há algum tempo. Vou transcrevê-la tal e qual como chegou até mim. Mas eu acrescentei algum leite magro a olho, pois achei que estava tudo muito seco. E quando repetir a receita vou pôr menos mel, porque achei que os biscoitos ficaram demasiado doces. O maridão, destinatário dos biscoitos, adorou e recomenda.


Biscoitos do Dia do Pai 2011

Ingredientes:
175g de mel
125g de amêndoas
2 gemas de ovo
75g de açúcar
50g de casca de laranja cristalizada
1 c. (sobremesa) de canela
1 pitada de cravinho em pó
250g de farinha autolevedante de trigo

Preparação:
Se o mel estiver sólido aqueça-o para o liquidificar. Pique as amêndoas com pele.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme espesso. Junte o mel, as amêndoas e a casca de laranja picada. Junte ainda a canela e o cravinho. Finalmente adicione a farinha.
Deite o preparado num tabuleiro untado e polvilhado e leve a cozer em forno quente (200ºC) durante 15 a 20 minutos.
Desenforme e corte o bolo em quadrados pequenos.

07 abril 2011

Olh'ó passarinho!



Para onde irá este passaroco gorducho voar?

05 abril 2011

ando entretida com...



... a pintura desta lata para o café.
Cansada de procurar algum recipiente com tampa hermética e que não fosse transparente, para pôr pelo menos 250gr de café, resolvi reciclar uma lata de chocolate para leite, já que reúne todos estes requisitos. Agora só falta ter tempo para a terminar de pintar.

04 abril 2011

playmobil



Em passeio de fim-de-semana, fui surpreendida por um castelo medieval...



... e por um circo.



Exposição da Playmobil, a trazer memórias de infância, mais para o maridão do que para mim, mas não resisti a registar estes belos cenários que dariam horas e horas e mais horas de insaciável brincadeira. Ampliem as imagens e reparem bem em todos os pormenores porque vale mesmo a pena.

03 abril 2011

disto & daquilo

Ouvi e gostei. Resolvi trazer para vos mostrar. Gosto do despretensiosismo da "miúda", cheia de graça, com este ar doce e despreocupado e com uma voz simplesmente diferente e gostosa de se ouvir. O vídeo também é giríssimo.


["Not There Yet" - Luísa Sobral]

*****

[by Elsa Mora]

Ando deliciada a olhar para estes recortes aqui: a arte do paper cutting. Fascinante não acham?
Mais recortes aqui, desta vez em forma de arte com rolos de papel higiénico.

01 abril 2011

presentinhos para o pai



Foi Dia do Pai e eu ainda não vos mostrei os presentinhos que a M. deu ao dela.



Um livrinho e um calendário que fez na escola, uns bolinhos especiais sem gordura que fizemos cá em casa (no próximo post dou-vos a receita, porque agora não a tenho aqui à mão) e um aquário feito na biblioteca.



Tratámos do rótulo todo especial para os bolinhos, que aproveitei para oferecer também ao meu pai.



E aqui o aquário, que merece ser visto mais em pormenor, apesar das fotos não revelarem a beleza que tem "ao vivo e a cores". Foi a proposta da biblioteca no atelier especial do Dia do Pai. Vou ver se consigo imagens para vos explicar como se faz passo a passo, querem?

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin