08 novembro 2010

Frascaria Republicana



Ontem fomos à biblioteca. Sim, ao Domingo, porque a Inês Barahona foi lá contar-nos em segredo acerca de uma biblioteca muito especial. Não vos posso revelar tudo, pois como disse é um assunto com algum secretismo. Mas posso dizer que adorámos e que a Inês chamou esta biblioteca de Frascaria Republicana!
Ok, eu conto mais um pouquinho!...
Ao que parece, a Inês foi chamada para reconhecer e certificar uma biblioteca muito peculiar. Imaginem uma biblioteca do tempo da Implantação da República, localizada em pleno palco dos confrontos históricos. Não será difícil de imaginar que o dono tenha ficado preocupado em proteger este seu bem tão precioso. Então teve a brilhante ideia de guardar os livros dentro de frascos. Como? - perguntam vocês. Não estavam com folhas e letras e o habitual nos livros. Não. As histórias que eles contam estavam representadas através de objectos dentro dos frascos. Cada frasco, um livro. A nós, "só" coube a tarefa de ajudar a Inês a perceber qual a história que nos conta cada livro. Nem sempre foi fácil. Sentimos-nos verdadeiros investigadores. Até usámos algumas ferramentas dignas de tal: lupa, lanterna...
No final, registámos a nossa interpretação de uma nova história, resultante da junção de dois frascos. Eu fiz equipa com a M. e o resultado foi este:

A Ostra, a Aranha e a Equilibrista


Resta só dizer que, no frasco que analisei, encontrei um par de brincos de pérolas e na respectiva carta, as pistas diziam qualquer coisa em latim a fazer lembrar as palavras: ostra, humano e "voluntatis". O da M., tinha uma tenda de circo na tampa, uma corda grossa, um pequeno coração prateado e algo que parecia o esqueleto de uma aranha. Na carta já não me lembro muito bem o que dizia.

Foi realmente um atelier fantástico, excelentemente dinamizado por Inês Barahona, que espevitou ainda mais a imaginação da M.. E por fim, ficou a vontade de repetir o exercício vezes sem conta.

Mais umas referências: atelier da Artemrede e a ilustração é de Paulo Galindro.

5 comentários:

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

QUERIDA PAULINHA

PRIMEIRO MUITO OBRIGADA PELAS DOCES PALAVRAS DEIXADAS NO MEU CANTINHO.

POIS É O RAPAZINHO É UM VALENTE FURACÃO SEMPRE COM O NÚCLEO EM CRESCIMENTO...MAS EU ADORO-O1!!!
NO MOMENTO FICO FURIOSA MAS DEPOIS PASSA...GOSTO TANTO DELE!!!


MINHA QUERIDA, ESTE TEU POST VEM UMA VEZMAIS REFORÇAR AQUILO QUE EU PENSO DE TI...UMA MÃE CINCO ESTRELAS E UMA MULHER COKM M MUITOOOOOOOOOO GRANDE!!!
É UMA HONRA PARA MIM TER-TE COMO AMIGA ACREDITA!
BEIJINHOS COM O MAIOR CARINHO E AMIZADE

VÓVÓ CASSILDA

APO (Bem-Trapilho) disse...

Doce Cassilda! É mútuo o sentimento, acredita! :)
bjo gigante, amiga!

Teresa disse...

e pronto... é por estas e por outras que fico cheia de vontade de ir mais vezes ao continente! Os vossos espaços educativos estão "pilhadinhos" de actividades criativas!!!!

xunandinha disse...

Deve ter sido muito divertida essa actividadee também muito creativa, eu agora estou um pouco afastada dessas andanças a minha J. agora é que sempre que pode nos intervalos, o espaço perferido é biblioteca, beijinhos para ti e para a M.
A J. também não está sózinha na net embora já escreva está sempre uma vigia por perto, beijinhos

Francisco Martins disse...

Parece ter sido um dia muito bem passado! e o atelier parece super interessante!

beijinho!

F.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin