11 outubro 2013

experimentando com água


Já foi há muito tempo. Às vezes parece numa outra vida. A vida em que eu contava histórias e fazia ateliers com os meninos da biblioteca.
Ontem lembrei-me destas experiências com água ao ver este vídeo, lindíssimo, que conta a história que contei neste dia.
Eu contei-a mostrando o livro aos meninos. O Homem de Água*, de seu título em português, maravilhou-nos com as ilustrações de Gabriel Pacheco, e o texto, quase poético, de Ivo Rosati.



Mas falando agora das experiências que fizemos, serviram para conhecermos melhor a água. E até parecia que estavamos a fazer magia, por vezes. 
Para mim também foram mágicas e inestimáveis as expressões de espanto naquelas carinhas pequeninas.


Aqui está o plano da sessão "Experimentando com Água".
Fizemos estas quatro experiências. Observámos e falámos sobre o que estava a acontecer.
Após cada experiência, as criança tiraram as suas anotações, como pequenos cientistas.



Na biblioteca, não consegui tirar fotos das experiências, mas em casa esperava-me outra mini-cientista, e então tive uma segunda oportunidade.
Mostro-vos o "Submarino"...


... o "Aspirador de Água"...


... e uma outra experiência, improvisada no momento, com que tentámos perceber o que é mais densa, a água ou a cera.


Aqui, as anotações da M., a minha pequena cientista.


* O Homem de Água, de Ivo Rosati, com ilustrações de Gabriel Pacheco, Kalandraka,
2009.

Sem comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin