10 abril 2008

olivia


É a Olivia, uma porquinha muito traquina a fazer lembrar alguém que mora cá por casa. Tem uma energia infindável, detesta dormir e é muito criativa. A Olivia adora música, cantar, brincar e fazer todo o tipo de tropelias. E consta que até ela se cansa! Esta parte não me faz lembrar ninguém!!! É vaidosa e muito artística. Na hora de dormir quer sempre mais um livro! Nisto é igualzinha à M., que agora anda a atravessar uma fase angustiante de não querer ficar no infantário e na cama. São os dois momentos do dia em que ela se sente realmente tristinha. Às vezes até chora, e muito, e diz sempre que vai ter tantas saudades nossas. Mas depois também tem dias em que se despede das professoras a chorar e a dizer o mesmo. Não dá para perceber. O que me angustia também, pois não consigo entender a motivação. Talvez seja só uma fase, talvez inseguranças (de que eu me lembro tão bem, nos meus tempos de criança). É muito complicado sentirmos que não temos a capacidade de suprir todas as tristezas dos nossos filhos instantaneamente, com um passe de mágica. Se calhar nem seria bom que assim acontecesse, para que eles possam aprender a lidar com esses sentimentos. Mas custa tanto vê-los assim, não perceber os motivos e não saber qual a melhor forma de lidar com o assunto.
Mas voltando à Olivia: é um livro muito engraçado. Apesar da pouca cor é muito apelativo esteticamente até para os mais pequenos (a avaliar pela opinião da M.). Ela achou particular graça ao arranha-céus que a Olivia construiu na praia depois da mamã lhe ter ensinado a fazer um pequeno castelo na areia. Aprendeu mesmo bem!!!
A porquinha gosta particularmente de visitar museus e o seu quadro favorito é "Ensaio de Ballet no Palco" (Edgar Degas, 1874). Já tínhamos lido um livro onde também se falava dele. Outro quadro que a marcou particularmente foi "Ritmo de Outono#30" (Jackson Pollock). E por falar em Pollock, cliquem no link que referi neste post, para descontrair. De salientar ainda a expressão maravilhosa na cara do Ian (irmão mais novo de Olivia) a olhar para o quadro.
Ampliem a figura para ver a sucessão de imagens.

Referência Bibliográfica:
"Olivia", escrito e desenhado por Ian Falconer, Editorial Notícias.

Agora agradecimentos:
- Um beijinho especial para a Dulce que me desafiou a responder às seis coisas que mais gosto. Tenho as respostas aqui.
- E a Mascote mais uma vez se lembrou de mim e atribuiu-me um prémio/desafio que passo a responder de uma forma diferente. Vou agrupar algumas questões, pois acho que se repetem:

O que mais ama e a minha jóia preciosa? A minha filhota, é claro!
Cantor/a de preferência e Cantora? James Morrison e Sara Tavares. (Bem, passou-me agora uma imagem pela cabeça que tenho que partilhar convosco. Outro dos meus cantores preferidos como sabem é o Sérgio Rosado, agora imaginem um dueto do Sérgio com a Sara!!!... Bem... Maravilhoso!!! Fica a sugestão, caso algum deles me leia! ;o) LOL)
Prato favorito? Tal como o José Cid, gosto imenso de favas com chouriço! :) Mas vou responder souflé de peixe ou febras na brasa, que até babo só de pensar!!!

English Version:
It's Olivia, the little pig that is very notty, remembering someone who lives here at home. Has endless energy, hates to sleep and is very creative. Olivia loves music, singing, playing and doing all kinds of stuff. And they say that even her gets tired! This part reminds me of nobody! She's girly and very artistic. At the time of going to sleep she always want one more book! That is just like M., which now is passing an anguish phase of not wanting to stay in the kindergarden and in bed. These are the two times of the day when she feels really sad. Sometimes even cries, and very much so, and always says that she will miss us. But then also has days when she doesn't want to come home after school, saying she'll miss her teachers. I don't understand her. And that distresses me, because I can not understand the motivation. Perhaps it is only a phase, perhaps insecurities (of which I remember so well, in my childhood). It is very complicated to feel that wedon't have the capacity to take care of all of our children's sadnesses instantly, like magic. Perhaps it would not be good if that could happen, so they can learn to deal with these feelings. But it's so hard to see them like tah and not understanding the reasons and not knowing how's best way to deal with the matter.
But back to Olivia: it is a very funny book. Despite the little color, is very appealing aesthetically even for kids (taking the opinion of M.). She found particularly funny the skyscraper that Olivia built on the beach after mum had taught her how to build a small castle in the sand. She learned really well!!!
The little pig particularly like to visit museums and her favorite painting is this one (Edgar Degas, 1874). We had read a book where you can also see it. Another painting that was particularly impressed her was this one (Jackson Pollock). Speaking of Pollock, click on the link I mentioned in this post, to relax. Special note still for Ian's wonderful face expression (younger brother of Olivia) looking at the picture.
Enlarge the picture to see the succession of images.

Bibliographic Reference:
"Olivia", written and designed by Ian Falconer, Editorial Notícias.

Now thanks:

- A special kiss to Dulce that challenged me to respond to the six things that I most like. I have the answers here.
- And Mascote once again remembered me and gave me a prize/challenge that I respond in a different way. I grouped some questions because I think they're repeted:

What do you love the most and my precious jewel? My daughter, of course!
Singer (he/she) of preference and Singer? James Morrison and Sara Tavares. (Well, now an image came to my mind that I have to share with you. Another of my favourite singers, as you know, is Sérgio Rosado, now imagine a duet of Sérgio with Sara!!!... Well... Wonderful!!! It is a suggestion, if any of them reads me! ;o) LOL)
Favorite food? Like José Cid, I love broad beans with sausage! :) But I will respond fish souflé or barbecued porc stake.

20 comentários:

Cantinho do ponto de cruz disse...

Ola
Não tenho passeado muito em oliveira, agora tb a sempre a chover dia e noite. Sabes encontrei uma menina que tb tem um blog e é de oliveira, mas eu n conheco. Vê lá se conheces. http://bsideoflife.blogspot.com/
Beijinhos
Catarina

Juca disse...

Olá minha linda...

Adoro estes posts em que fazes referências aos livros para crianças... como sabes os meus meninos já não são tão crianças como isso, mas adoram livros e eu perco horas na FNAC :)

Em relação à M. não valorizes demasiado essas fases... como muito bem disseste fazem parte do crescimento, da aprendizagem deles na aceitação das frustrações e sentimentos menos bons, como a falta de segurança de auto-estima e por vezes é um reflexo da auto exigência que eles próprios colocam!

Provavelmente toda essa tristez se deve a algum acontecimento ou falha que a M. não suportou (no caso do infantário), afinal até tu te irritas quando falhas, certo?

No caso da cama provavelmene algum sonho do qual ela ainda não se esqueceu e a situação agrava-se nessa hora... qd assim for faz o exercicio de pensar em coisas boas (tipo Peter Pan), paa voar a um mundo de fantasia e vais ver que ela melhora!

Adorei as tuas respostas temos mesmo muita coisa em comum! :)

Beijokinhas grandes

Judite Pitta disse...

Olá, pela paciência que teve em me aturar, pelos seus escritos, pelas suas preocuapações enquanto mãe e educadora, enfim pelo blogue, deixei-lhe um Mimo no meu blogue Sedas e Afins. É todo seu. Vá lá buscá-lo por favor.
Um bj.

M. disse...

Que engraçado o que escreveste linda!!

Olha há mais dois presentes lá, ihihihi

Bjinhx***

Enfim... disse...

girissimo loool, as crianças são todas assim :D

beijinhos

eu disse...

A Olivia é girissima e tem um anome que me lembra aquela, a do Popey..Ai, que saudades do Popey ;)

Dulce disse...

Gostei muito do texto e também das respostas. A minha filha não é tão pequena mas adora livros, aliás não conheço nenhuma menina de 11 anos que devore 700 páginas em 3 dias. Os livros do Harry Potter têm sido a paixão dela, mas já os leu todos. Quando estamos na Fnac, quase que dá para eu ler meio livro de uma obra.

Beijinhos

Unknown disse...

A minha filha também anda assim, não que ir para a escola "porque demoro muito tempo para a ir buscar" depois do almoço que é em casa, já quer ir acabar o trabalho que começou de manhã...não dá para perceber...mas tento não dar muito importância, penso que faz parte do crescimento...

Hoje na escola estavam a vender livros do Jose Viale Moutinho (conheces??) c/ ilustrações da Carla Pott, a Inês escolheu "O Pedro o Pescador"; no dia 15 o escritor vai á escola fazer uma apresentação e dar autografos, diz que vai levar o livro dela para"o senhor escrever nele..).

Elisabeth disse...

Olá!

Passei para te deixar uma beijoca
Obrigada pelo comentario :)

Beijocas
Elisabeth

Petite Noisette disse...

Olá1
Tens uma princezinha linda e que faz trabalhinhos muito lindos!
Bjinhos

Bekas disse...

oi
adorei seus trabalhos e sua princesa eu tb tenho uma e precisamos de pilhas duracel para as acompanhar
beijobekas

Minhas-Expressoes disse...

Gosto imenso ..
esta bastante giro o desenho :)
beijinho

Lau disse...

menina, vc acredita que fiquei procurando quem era Boris?! Só depois ví o nome no gráfico, hehe!!!
Só eu msm, deeeeeeeeerrrrrrrrrr...
Bjinhus

Unknown disse...

Eu amo livros,não importa para que idade.A porquinha é linda,hehehehe.Um livro infanto-juvenil que eu amei ler foi Coraline,do Neil Gaiman.Para crianças maiorzinhas e as bem grandinhas,como nós :-)

Mónica disse...

Ai miga só tu para desencantares esses livros!!:))A Porquinha parece simpatica...quanto as favas com chouriço também gosto!!:))
Olha agora o teu pedido de restaurantes na Lagoa bons e baratinhos,os que lá há são baratinhos,mas não tem grande estilo,há um melhorzinho na entrada da Lagoa o "Casalão",é limpinho e aceadinho mas sem esplanada,e não é nada comparado com os do Meco só que no Meco tens que levar a carteira bem recheadinha,por isso é que eu levo sempre um picnic na mochila,o meu filhote adora e fica muito mais em conta...há lá sitios maravilhosos para isso!!
Beijoquinhas grandes e um bom fim de semaninha!!

macati disse...

ola gira!
ja estive com esse livro na mao e achei muita piada!
adoro livros infantis e as ilustraçoes neles...
bjcas e bom fim-de-semana

lady desidia disse...

me encanta Olivia!

Van disse...

Adorei a porquinha Olivia...Mto amorosa.
Bom fim de semana APO!
Bj gand

VanessaGuerra disse...

a porquinha olivia é muito kiduxa mesmo... lol...

Unknown disse...

Olá amiga,
Adorei conhecer a Olivia e acho o máximo ser uma traquinas, pois adoro meninas traquinas...
Adorei as tuas respostas e também adoro febras na brasa (eheheeheh)...
beijocas,
lai.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin