01 maio 2012

trabalhador



História do dia do trabalhador
"No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.
Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
Foi este o resultado desta segunda manifestação.
A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.
Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.
116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade." (in http://aeiou.expressoemprego.pt/Carreiras.aspx?Id=4497)


Para ilustrar este post nada melhor do que a M. concentrada no trabalho. :)

3 comentários:

Mariana Vicente disse...

Que história ein? Gostei muito de aprender.
bjusssss

http://www.vailentne.com/
http://marihvicente.blogspot.com.br/

mfc disse...

Os senhores do Continente e do Pingo Doce deviam ler isto!

Beijinhos,

Diana disse...

Olá amiga, passei para ver as novidades e deixar um grande beijinho:)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin