24 outubro 2011

BD


Sempre gostei de observar com atenção os desenhos das crianças, desde as mais tenras idades até aos mais crescidinhos. Desde que passei a ser mãe, esperei ansiosa pelos primeiros desenhos da minha filhota. No entanto, o desenho nunca foi a actividade da sua eleição. Rabiscava qualquer coisa mas não era aquilo que ela procurava estar sempre a fazer, como eu fazia desde que me conheço por gente. Mas cada qual é como é e eu nunca tentei obrigá-la a fazer nada só porque era o que eu gostava. Contudo, já vos disse aqui no blog, sempre achei que o traço da M. era particularmente expressivo e muito bem posicionado, especialmente para quem não treinava a mão com a frequência normalmente necessária para que tal aconteça.
Ontem, numas arrumações, descobrimos mais um molhinho de desenhos da M., feitos nem sei quando, mas era certamente bem pequerrucha. Talvez tivesse uns quatro ou cinco anitos. Desconfio que são sequenciais, como que se de uma banda desenhada se tratasse. Não sei se a ordem foi alterada com o tempo que estiveram perdidos no fundo da gaveta, mas esta foi a ordem em que os encontrámos (que pode estar invertida). Alguns, não consigo perceber bem o que representam. A M. também já não se lembra. Mas acho que ainda vale a pena estudá-los com mais atenção e tentar descortinar a história neles inscrita. Se alguém tiver particular apetência para decifrar símbolos, hieróglifos e afins, e que nos possa dar uma ajudinha, agradecemos.

7 comentários:

artes_romao disse...

olá,td bem?
adorei as novidades...um mimo.
parabéns.
fiquem bem,jinhos***

chica disse...

Também adoro esses desenhos e achados...Valem a pena!!!beijos,linda semana,chica

Vânia Duarte disse...

o imaginário infantil é muito mais complexo do que nós imaginamos, há um artista chamado David Devrie's que pegou em desenhos feitos por miúdos de 5 anos e colocou-os em Photoshop, e depois de ver o resultado é absolutamente incrível aquilo que as crianças desenham e nós muitas vezes nem nos apercebemos. O livro chama-se the monster engine book. Fiz um post sobre isso no dia 14 de Outubro, coloquei lá alguns exemplos, se quiseres vê, nao consigo colocar o link do post aqui, pode ser que te ajude a decifrar os desenhos da pequena. Beijinhos

Paula Alexandra Santos disse...

Quando eu era pequena, também passava a vida a desenhar e a escrever!
E ela tem realmente um traço firme e tenta desenvolver as coisas ao pormenor!
Quem sabe não tens aí uma futura artista?
:)

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Minha querida.

Linda como sempre!

Não tenho ido ao teu outro blog, o tempo não dá para udo! Claro que já te deixei aqui...e repito...a minha enorme alegria...por ir ser "bisavó" de mais uma menina que vai ser linda como a mana e mamã!

Com a maior das sinceridades desejo do fundo do meu coração as maiores felicidades ás três mulheres e único homem dessa maravilhosa familia!

Beijinhos com muito carinho e ternura.

Vóvó Cassilda

Marion disse...

Que lembranças bonitas... não precisam nem ser decifradas, já se bastam assim! Abs. Marion

M. disse...

Não sei o que significa (nunca fui boa a desenho!), mas está muito bonito e engraçado mesmo!!!
Beijinhos,
Madalena

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin