04 setembro 2011

Como fazê-los estudar em tempo de férias sem grandes dramas?



Não sei!
Nem esperem obter essa fórmula por aqui.
Mas descobri como é que a M. funciona melhor. Mas antes disso, recorrendo a uma lógica que funciona para mim (obviamente não para ela), inicialmente optei por selecionar o que achava ser mais pertinente (matérias em que ela estivesse menos bem preparada) e em pequenas doses, para que ela trabalhasse sem choraminguisses. Experimentei diversíssimas abordagens e nada parecia funcionar. Terminava sempre por ter que a obrigar a fazer qualquer coisa, sempre em tom de zanga, e ela muito rabugenta. Até que um dia, já farta do trabalho que me dava a preparação das matérias concentradas e, ainda por cima, a constatar que não obtinha um dos principais objectivos que era motivar-lhe a predisposição para estas tarefas, resolvi agarrar num livro de actividades de férias (daqueles com a matéria aleatoriamente distribuída com a função de não deixar os miúdos esquecerem o que aprenderam durante o ano anterior) e dar-lhe uma ficha de cada matéria para fazer. Ainda na minha lógica, far-me-ía sentido começar pela matéria que menos gostava para que o decorrer do trabalho me encaminhasse para matérias mais simples e agradáveis. Mas resolvi deixar isso ao critério da M.. Claro que sabia que ela iria escolher deixar a matéria que menos gosta para último lugar. Salientei-lhe que não valia a pena manter a esperança de que no final eu a poupasse a esse trabalho, mas mesmo assim ela manteve a decisão (porque isto para dar o braço a torcer, não é fácil!!!).
Para meu espanto, esta ordem de trabalhos resultou numa melhor concentração e melhor desempenho ao longo das três pequenas fichas. Ao contrário do que eu poderia esperar, chegou à última concentrada, empenhada, sem preguiça mental (que é o que mais me irrita) e sem a tradicional e fácil atitude do "não consigo". Agora é este o método que uso: acaba por trabalhar mais, todas as matérias e com vontade. O que espero lhe destrua a ideia, que parece imperar na sua mente, de que a matemática é chata e má e come criancinhas ao pequeno almoço!!!
Foi tal o desempenho que a premiei com um autocolante e uma mensagem de reforço positivo.

3 comentários:

Magda disse...

Olá amiga! Há imenso que não me passeava por aqui!
Pois é, somos tds diferentes e a tua pequena já descobriu, por ela, aquilo que mais se adapta a si mesma... ta uma mulherzinha!!! Beijokas
magda

mfc disse...

E tiveste o prémio de mãe interessada que te assenta muito bem!

Shell disse...

I love this.
If only I could get my son to do the same :)

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