27 março 2011

de volta à ilustração



Impera-se este grito de raiva quando hoje, de volta àquele meu projecto de ilustração (vejam mais dele aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui), descubro que afinal o famoso til (~) já não é considerado um acento, mas sim um sinal gráfico. Pelo que vi no manual escolar da M., embora os acentos também sejam considerados sinais gráficos, ficam numa categoria diferente da do til.
Professores(as) que me lêem, por favor, peço-vos encarecidamente que me esclareçam nesta questão: Podem ou não considerar-se como acentos da Língua Portuguesa o til, o agudo, o grave e o circunflexo?
Então ando eu preocupadíssima a escrever um conto para arranjar uma maneira mais lúdica de ensinar à M. e a todas as crianças que o venham a ler, para que serve a acentuação das palavras, e agora que já estou na fase de ilustração é que descubro que afinal o til me pregou uma partida?! E olhem que pesquisei bastante antes de começar a escrever, como aliás faço sempre que tenho uma ideia para algum conto, mas nunca me questionei sobre se o til seria ou não um acento. Bolas para a prepotência da danada da ignorância! Sócrates, (não este de agora, mas o outro de há muitos anos na Grécia), é que a sabia toda ao afirmar: "Só sei que nada sei". Nem mais!!!
Agora não, que já é muito tarde, mas amanhã tenho que investigar melhor este assunto.

7 comentários:

Nile e Richard disse...

Oi coração.
Aqui no Brasil funciona assim
Antes de explicitar o que muda no acento agudo, vamos ratificar duas significações: ditongo e hiato. O primeiro é o encontro de uma vogal + uma semivogal ou vice-versa, sendo estas pronunciadas na mesma sílaba. Já o segundo é a sequência de vogais pertencentes a sílabas diferentes.
O acento agudo deixa de existir em alguns poucos casos, vejamos:
Paroxítonas:
Nas palavras paroxítonas, ou seja, nos vocábulos cuja tonicidade recai na penúltima sílaba, os ditongos abertos ei e oi que eram acentuados, não são mais. Este fato é justificado na existência de oscilação entre a abertura e fechamento na articulação destas palavras. Assim, alguns termos que hoje se escreve de um jeito, tomam novos formatos ortográficos, como: assembleia, ideia, jiboia, proteico, heroico, etc. Já outros, continuam como são: cadeia, cheia, apoio, baleia, dezoito, etc.
Porém, o acento agudo permanece nas oxítonas (vocábulos cuja tonicidade incide na última sílaba) e nos monossílabos tônicos com ditongos abertos –éi, -éu ou oi, seguidos ou não de –s: papéis, herói, remói, anéis, ilhéus, chapéu, etc.
Nas palavras paroxítonas com hiatos formados com i e u, sendo que a vogal anterior a estas faz parte de um ditongo, ou seja, quando são precedidas de ditongo. Dessa forma: feiúra passa a ser feiura, baiúca passa a ser baiuca.
Entretanto, as vogais i e u, oxítonas ou paroxítonas, continuam a ser acentuadas se a vogal que antecede estas não formar ditongo: saída, cafeína, egoísmo, baía, ciúme, recaída, sanduíche, Piauí, etc.
Mas aí em Portugal voces escrevem bem diferentes de nós.Sendo assim me dificulta também,pois já faz anos que estou aposentada e muitas vezes participo como voluntária no mobral.
Boa semaninha para voce.
bjtos.Nile.

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Querida Paulinha

Então zangadinha com o novo acordo ortográfico?

Oh minha querida, juro, juradinho, que nesta idade não vou aprender a escrever,quando já sei!
Que se dane o acordo! Não falta muito somos brasileiros!

Beijinhos, minha linda com todo o meu carinho

Vóvó Cassilda

mfc disse...

Já sou burro velho para mudar!

Universo disse...

Olá!! Estou a paginar um manual escolar segundo o novo acordo e leio aquilo vezes sem conta e para mim não faz grande sentido... lá terei de me habituar. Se me colocassem essa questão, eu pensaria que era um sinal, mas confesso desde já a minha ignorância!!

Bem, estou ansiosa para ver mais desenvolvimentos desse conto. Força!

Letra a Letra, Passo a Passo disse...

O til já não é considerado um acento há bastante tenpo! Não tem nada a ver com o acordo ortográfico. Costumo dizer aos meus alunos que é um sinal gráfico que serve para anasalar as palavras (para perceberem melhor, costumo dizer que é como se a palavra ficasse constipada quando ele lá está! É um "lenço de papel"!! LOLOLOL)
Espero ter ajudado alguma coisa!
Um beijinho.

Mónica disse...

Aiiiiiiiiii digo eu que acho que agora ainda vou começar a dar mais erros :(
E vocês como estão as duas?!
Nós estamos bem o Rafita cada vez mais crescido ...e malandreco mas sempre muito bem disposto (tirando algumas birras pelo caminho)!!
Beijokinhas miga!!

Teresa disse...

Olá Paula!...

Já tinha saudades de por aqui passar... e de ler as tuas aventuras!...
Pois, penso que já tens a resposta que precisavas e dada por quem tem conhecimento de causa!...
Cá fico então à espera do conto... vais publicá-lo? Boa sorte no resto da pesquisa!
Bjs

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin