31 maio 2010

gosto de ti



A
M. viu e não resistiu. A sensibilidade dela disse-lhe, ao primeiro olhar, antes de o abrir sequer, que iria gostar daquele livro de título doce. Como a vi tão desejosa de o ter, não lhe deixei gastar a semanada, ofereci-lho eu.
Uma mensagem muito ternurenta... de mãe para filho... de filho para mãe... Leu-se num ápice. Sentiu-se no coração.



"Gosto de ti"
Texto: Fernanda Serrano
Ilustrações: Sandra Serra
Editora: Zero a Oito
Data de Impressão: Março, 2009

30 maio 2010

no blog da M.



A
M. postou finalmente os prémios que enviámos à M. Céu Fernandes, uma das vencedoras do Passatempo da Rohnda. Tudo em pormenor no blog dela. Nesta foto, estava a fazer o desenho com muito carinho e todo o empenho, principal prémio do passatempo.

28 maio 2010

rabiscos e catrapiscos



A novidade era uma caneta branca. Então toca de procurar bases escuras onde pudessem escrevinhar. Valia tudo: a agenda cultural, o meu verniz, as embalagens de mini-mascotes (Littlest Pet Shop)... Terríveis! Pai e filha rabiscaram por todo o lado. Às tantas a brincadeira virou concurso. Se o pai desenhava uma girafa. logo a filha fazia outra e a mãe era o juri. Depois o verniz ficou transformado em boneco com dois corpos e quatro cabeças à escolha. Muito criativa e engraçada a ideia. Adorei! E por fim fizeram bigodes, colares, chapéus, etc., às mascotes. Até apareceu uma lagarta nas cenouras!!! :)






27 maio 2010

Nova aventura do Bikas!!!

Com a loucura do dia a dia, tenho-me esquecido de vos dizer que já está à venda mais uma aventura do Bikas. Desta vez o circo é o tema central. Em versão CD+Livro, esta é uma sugestão fantástica para presente de Dia da Criança. Além da qualidade do costume, o preço é bem em conta. À venda na Fnac e El Corte Inglês.



Vejam também um vídeo que já tem algum tempo, mas que ainda não o tinha mostrado aqui. Ainda do 2º volume, "Bikas e o Lápis Mágico", o tema "Vais saber que é Natal":

26 maio 2010

comemorações

celebrations



Parabéns!
Ontem foi o aniversário do maridão. O bolo, como de costume, não correu pelo melhor, mas ficou original. Folhado, estaladiço e saboroso.
Congratulations!
Yesterday was the anniversary of my husband. The cake, as usual, did not go for the best, but it was original. Puff, crispy and tasty.




Uma pequena bolachinha foi para o avô, que também tinha feito anos no dia anterior.
A small biscuit went to the grandfather, who also had his birthday the dar before.



Aqui, a M. toda empenhada em fazer um postal para o pai. Vejam o resultado no blog dela.
Here, M. all committed to making a postcard for daddy. See the result on her blog.



Ahhh e aproveito o bolo para fazer uma outra comemoração, ou melhor 3!!!
Pois então, já cheguei aos 1000 posts por aqui!!! Este é na verdade o milésimo primeiro post. Quase passava sem reparar.
Ahhh and I take the cake to make another celebration, or rather three!!!
Well then, I've came up to the 1000th post here! This is actually the 1001th post. Almost passed without notice.




E também já passou o aniversário deste blog e do Bem-Trapilho. Já lá vão três anos desde que iniciei estas andanças (num e no outro, respectivamente) pela blogosfera. Muito obrigada a todos os que por aqui passam e partilham comigo estas aventuras. Espero poder continuar a contar com a vossa carinhosa presença.
And it has also passed the anniversary of this blog and Bem-Trapilho. There have passed three years since I began wandering (on one and the other, respectivly) through the blogosphere. Thank you to all who pass by here and share these adventures with me. I hope I can continue to count on your loving presence.


24 maio 2010

Sintra



Com o tempo quente, só apetece andar fora de casa. E nós gostamos, como já deu para perceber por aqui. Faz bem à saúde do corpo e da alma.
Neste fim de semana fomos até Sintra. E é para voltar, claro! Ficou tanto por ver. Sintra é certamente dos sítios em Portugal com mais pontos de interesse por metro quadrado.
With warm weather, we just feel like walking out of the house. And we love it, as it shows arround here. Is good for the health of body and soul.
This weekend we went to Sintra. And we want to go back, of course! We left so much to see. Sintra is indeed one of the places in Portugal with more points of interest per square meter.



[Palácio Nacional de Sintra]


[Parque da Liberdade]

22 maio 2010

~~~~~~~~~º~~~~~~~~~



Ainda em Maio, mas o calor já aperta. Ontem fomos à praia para nos banharmos de Sol e num mar que mais parecia uma piscina.
Still in May, but the heat is already here. Yesterday we went to the beach for sunbathing and a sea that looked like a swimming pool.

21 maio 2010

do fds II


[Fachada do Mosteiro dos Jerónimos]

E à beira de um outro final de semana, ainda ando eu a falar do fim de semana passado.
Depois da magnífica exposição no CCB, aproveitámos para passear pelos Jerónimos, subimos até ao Palácio Nacional da Ajuda e voltámos a descer até ao Museu dos Coches.
A M. andava extasiada a absorver mil experiências novas e todas interessantíssimas, apesar das diferenças entre elas. Adorou os Jerónimos, onde aprendeu muito sobre Vasco da Gama, os Descobrimentos Portugueses e Luís Vaz de Camões. Ficou encantada com o Palácio da Ajuda. Acho que se mudaria para lá viver, qual princesinha, amanhã mesmo. Segundo ela, a única coisa que lá faltava era uma Wii, para os príncipes brincarem. :) E o Museu dos Coches foi a cereja no cimo do bolo. Ela tem alma de princesa e queria muito, mas mesmo muito, ver de perto os coches históricos, reais inspiradores das carruagens dos contos de fadas. Só um pequeno senão na visita a este museu à noite: a fraca iluminação. Tudo bem que os dourados e afins se degradem com luzes intensas. Compreendo. Mas os ricos pormenores das peças expostas não tiveram o mesmo esplendor que teriam bem iluminados.
Deixo-vos com mais algumas imagens deste dia.
E na lembrança fica a sensação maravilhosa de voltar a andar por caminhos em que tantas vezes passei, há muito muito tempo atrás. Às vezes parece que foi noutra vida.


[Fachada do Mosteiro dos Jerónimos]

[Tecto - Mosteiro dos Jerónimos]

[Vitral - Mosteiro dos Jerónimos]

[Palácio Nacional da Ajuda]

18 maio 2010

do fds I



Foi um fim-de-semana muito preenchido, daqueles de encher a alma. A M. delirou e veio de olhos a brilhar. Este é apenas o primeiro post sobre este assunto. Para que tenham uma pequena ideia, fizemos cento e cinquenta e tal fotos e vídeos. Difícil foi fazer a selecção para aqui pôr. Por isso aqui ficam muitas, muitas imagens da exposição da Joana Vasconcelos no CCB (Museu Colecção Berardo), que foi a primeira etapa deste fim-de-semana.



Assim que lá entrámos fomos calorosamente acolhidos e convidados a participar numa futura obra de arte da Joana. A ideia era que os visitantes criassem peças com os materiais lá disponíveis para serem futuramente pegadas a uma das monumentais da Joana.
Ora, primeiro escolhemos materiais, o que só por si não foi tarefa fácil.



Depois a M. dispôs as partes e eu cosi-as ao fundo escolhido (esta renda).



E
m simultâneo, ela trabalhava numa obra só dela. Este foi o resultado. Ao que parece, dentro da rede negra (que simboliza a noite) está uma Lua. O resto não sei em o que é. Acho que é uma composição abstracta.



Aqui, orgulhosa da nossa obra conjunta. E o monte, eram as peças produzidas pelos vários visitantes, naquele dia.



Os "bichos de pano" como lhes chamámos eram impressionantes. Ficámos extasiadas com a monumentalidade e o colorido que nos enchia os olhos e a alma.



Aqui alguns pormenores.



Num tá?!.. Tá, tá! :) Where's Wally? Ou melhor, onde está a M.? Conseguem percebê-la no meio de tanta cor?



Como vos disse, não é fácil escolher entre tanta obra recheada de simbolismo e beleza. Então aqui fica um mosaico bem recheado.



Mas o ponto alto da exposição, quanto a mim, são mesmo os corações em filigrana plástica. Lindíssimos. Fiz um pequeno vídeo também.

video

Mas depois vimos a restante exposição do Museu. A M. sempre atenta, apesar da muita energia por vezes a fazer ficar frenética. Agora, que já sabe ler bastante bem, devora tudo o que tenha letras e lhe apareça à frente. Acho que leu todas as referências das obras, mesmo os nomes estrangeiros. è muito engraçada a lê-los. Por exemplo, ainda hoje diz "Chopin" a soar mesmo a "i" no final. :)



À saída, passámos pelo labirinto do "Jardim do Éden". Lindíssimo!



Ficámos maravilhadas com o elogio dos objectos tradicionais portugueses em oposição às imitações e invenções "foleiras". Ui que palavra antiga esta! Acho que já estou a ficar antiga também! :)
E a M. não resistiu a escrever no livro de visitas. Sempre que há um, ela não resiste! :) Ela gostou de tudo, mas fez apenas alusão ao que lhe estava mais recente na memória: o "labirinto mágico"! :)

17 maio 2010

Vuvuzela Peca



Ui, que já passaram uma data de dias e eu sem conseguir vir cá postar. Mas tenho estado atenta às movimentações de comentários por aqui, é claro.
Em primeiro lugar quero esclarecer que a ideia do concurso de vuvuzelas foi do maridão e não minha. Houve quem tivesse entendido assim, e com razão, pois não fui muito explícita. Fico contentíssima que estejam a gostar da ideia, mas se querem parabenizar alguém, parebenizem-no a ele, porque ele costuma espreitar por aqui. Não se acusa nos comentários mas sei que é o meu visitante mais atento! ;) Ehehe, got you! ;)
Agora, já devem ter reparado que a imagem que vos trago hoje é já uma participação no ()> CONCURSO VUVUKRAFT <(). Pois é sim senhora! A "Peca" apressou-se a participar, porque tal como eu e tantos de nós, tem sempre mil afazeres e o mais provável seria esquecer-se de participar, caso não o fizesse já. Não perdeu tempo e cá está outra fantástica ideia para quem não tem e não faz ideia de comprar a vuvuzela. Pode perfeitamente idealizar a sua vuvuzela no papel, ou na tela do computador. Eu também já comecei uma das minhas vuvuzelas, mas ainda não consegui passar da preparação da superfície da peça.
Vá inspirem-se e não percam tempo! Podem concorrer com quantas queriam.

First let me clarify that the idea of the vuvuzela contest was my husband's, not mine. Some people have understood it like this, because I was not very explicit. I am delighted that you are enjoying the idea, but if you want to congratulate someone, congratulate him because he usually comes around here. He doesn't leave comments but I know he reads me! ;) Ehehe, got you! ;)
Now, you may have noticed that the image that I bring you today is already a participation in ()> CONTEST VUVUKRAFT <(). "Peca" hurried to participate because, as I and so many of us, always has one thousand business to take care of and would most likely forget to participate, if she didn't just now. She wasted no time and here is another fantastic idea for those who have not and do not want to buy a vuvuzela. May as well draw your vuvuzela on paper or computer screen. I've also started to work on one of my vuvuzelas.
Go get inspiration and do not waste any time! Can compete with as many as you wish.

14 maio 2010

()> VUVUKRAFT <()



Já, certamente, ouviram falar da vuvuzela. No outro dia, o marido apareceu-me cá em casa com duas coisas destas. Desde então, quando algum de nós agarra numa delas, os outros agarram~se logo aos respectivos ouvidos, tal é a ânsia que a dita nos provoca. Mas o facto é que é um objecto bem curioso. E, mais uma vez o maridão, lembrou-se que eu poderia personalizar as vuvuzelas para levar ao futebol. Achei uma ideia engraçada. E também achei uma ideia gira fazer aqui um concurso de vuvuzelas personalizadas. O que acham?

()> CONCURSO VUVUKRAFT <()

A ideia é ter participantes dos vários cantos do mundo* a personalizar vuvuzelas de apoio às respectivas selecções. Enviem-me as imagens para bem-trapilho@clix.pt com o assunto "vuvuzela" ate ao dia 10 de Junho de 2010 (23:59:59h do dia 10 de Junho, para ser mais exacta), que é um dia muito especial para mim. Logo de seguida mostrarei aqui todas as imagens recebidas e poderão todos votar na sua preferida. A vencedora ganhará o devido destaque e a satisfação de ter sido votada a vuvuzela mais original e bem conseguida de todas. :) Sei que não é muito mas, como sei que nessa altura a minha cabeça vai andar a mil e como o principal objectivo deste concurso é mesmo lançar uma ideia gira e original de personalização de vuvuzelas para fazermos a festa do mundial com cores mais apropriadas do que o laranja (a não ser que sejamos holandeses. ahh e eu sei que a da imagem é amarela, mas foi a imagem mais gira que encontrei na net a este propósito) acho que está bom assim.

Vá, então toca a pensar sobre o assunto e força nessa imaginação! Fico à espera das vossas vuvuzelas a partir de... 3... 2... 1... agora!

* Para que isto seja possível, conto com a vossa divulgação pelos vossos contactos, boa? Obrigadão!!!

Have you already heard of vuvuzela? The other day my husband came home with two of these things. And once again my husband, remembered that I could customize the vuvuzela to take to soccer games. I found it a very funny idea. And I also liked the idea of making a contest here of customized vuvuzelas. What do you think?

()> VUVUKRAFT COMPETITION <()

The idea is to have participants from the various corners of the world* to customize vuvuzelas to support their teams. Send me photos to bem-trapilho@clix.pt with the subject "vuvuzela" until the 10th of June, 2010 (23:59:59 pm on June 10th, to be exact), which is a very special day for me. Straight after this, i'll show here all the photos received and we will all vote for our favorite one. The winner will gain the proper
divulgation and the satisfaction of having been voted the most original and successful vuvuzela of all. :) I know it's not much but, as I know at that time my head is gonna be looping non stop and as the main aim of this competition is launching an original idea of customizing vuvuzelas to make the party of the world cup with more appropriate colors, I think it's good.

So, now go and think about it witn all of your imagination. I am waiting for your vuvuzelas starting... 3... 2... 1... now!

* To make this possible, I count on your
divulgation by all your contacts, OK? Thank you so much!!!

13 maio 2010

tudo... e mais um par de botas!... :)

Em primeiro lugar, e antes que me esqueça, quero dizer-vos que no próximo Sábado vai ser a "Noite dos Museus" gratuita. Vejam aqui mais informação.



Hoje apetece-me tomar nota de muitas coisas que vou encontrando por aí e que quero guardar na lembrança.



- Uma campanha de sensibilização e de divulgação de uma linha de apoio para pessoas com problemas com o jogo compulsivo. Ao que sei obteve o prémio de Bronze pela Cannes. - in Anita's. [Cliquem nas imagens acima para as ampliarem.]

- O trabalho, quanto a mim, magnífico da Bett, ilustradora Argentina, a morar e trabalhar agora em Espanha. Aqui o blog e aqui o site onde podem ver o portefólio dela. LINDO!!!

- Uma receita muito simples e rápida de preparar e que, tanto eu como o maridão, adorámos. Fiz-lhe algumas alterações para combinar melhor com o nosso gosto. A receita original veio daqui. [É a 1ª imagem deste post.]

- O trabalho de outro ilustrador, desta feita o português Paulo Galindro. O blog é aqui, o site aqui e não resisti a trazer para cá um vídeo fantástico, onde podemos ver a concepção do seu projecto para a Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide. Veio daqui. Desfrutem:

Uma fada chamada Plim em 1893 momentos from Paulo Galindro on Vimeo.

- Uma editora - Planeta Tangerina - cujo blog adoro visitar. Fico encantada com tudo por lá.

- Galáxia Infância - um outro blog recheado de ideias geniais para actividades a fazer com bebés. Cada vez que lá vou apetece-me ser mãe novamente, só para fazer tantas daquelas coisas com o meu bebé! :)

- "O Lugar dos Afectos", sítio que eu quero tanto visitar. Preciso aprender aquela calma, aquela paz... Aqui o site e aqui o blog. Vejam a reportagem, se não sabem do que eu estou a falar:



- "T-shirt War" - Ou "A Guerra das T-shirts". Um vídeo publicitário muito bem conseguido. Encontrei-o aqui. Divirtam-se:



Bom, e a lista já vai longa, e eu estou mesmo cheia de sono. Já passa da minha hora! Fuuuuiiiiiiii...

"Vanda Miss Joaquim"



Desculpem só dar agora a resposta. Tenho estado meio adoentada. Ontem à noite, então, tive um "ataque" de sono daqueles mais fortes do que a nossa vontade, sabem? Daqueles em que parece que cada pálpebra pesa 3500 toneladas e com elas as pernas, os braços, tudo! Sabem como é! Até tonturas tinha quando tentava contrariar. A M. teve que se deitar sozinha. É uma doce, a minha pequenina! Quando quer é o doce mais doce dos doces. Já eram dez horas, porque hoje não iria ter aulas, e eu disse-lhe para se ir deitar sozinha porque eu não estava a conseguir abrir os olhos. E ela foi, tratou de todos os preparativos e quando lá consegui ir vê-la, por volta das onze e meia, já dormia profundamente, bem tapadinha e tudo, sem sinal de reboliço antes de dormir.

Mas voltando à resposta: Ainda se lembram da dúvida? Se não, vejam aqui.
De facto, com uma pequena pesquisa no Google, teria facilmente chegado à resposta. "Isso passa uma imagem de ignorância tua!!!..." - disse o marido. E não deixa de ser verdade. Mas o facto é que eu queria apenas partilhar uma curiosidade convosco e não estava assim tão inqueita com a resposta. Eu sou do tipo que consegue dominar perfeitamente este tipo de inquietações. Já ele não e assim que viu o meu post, foi logo ao Google. Calculo que simultaneamente, passaram por aqui a Verdinha e a Andrea que tiveram a delicadeza de me esclarecer.
Realmente a "Vanda Miss Joaquim" (imagem deste post) foi escolhida como flor nacional da Singapura, por ser uma orquídea e por ser a primeira flor híbrida registada em Singapura. Ao que consta foi criada por Agnes Joaquim ("Miss Joaquim"). Se quiserem saber mais pormenores, cliquem aqui.
E pronto, está desfeito o mistério. :)

10 maio 2010

a sereia e o astronauta



Já há que tempos que eu vos queria mostrar uns bonecos que fiz em feltro, no Natal passado. Acabei por me esquecer. E hoje, que foi dia de actualizar tudo quanto é blog (poesia no da M. e mais um postal no catálogo), veio-me à lembrança que ainda não vos tinha mostrado isto.



A sereia foi inteiramente ideia minha. E o astronauta foi inspirado neste "galáctico" do livro "Oficina de Artesanato Infantil". Vejam-nos terminados, aqui. Agora que está aí o Dia da Criança à porta, são boas sugestões, não acham?

09 maio 2010

???



Já que a blogosfera também serve para esclarecer dúvidas, alguém me sabe dizer o que significa isto? Numa encomenda chegada de Singapura, no lugar do selo pode ler-se "Vanda Miss Joaquim". ??? Anyone, please?
Since the blogosphere also serves to clarify doubts, can somebody tell me what does this mean? This is a letter from Singapore, in the place of the stamp one can read "Vanda Miss Joaquim". ??? Anyone, please?

08 maio 2010

playing monopoly



Uma tarde a praticar matemática. Automatizar contas básicas de somar (ex: 6+5; 4+3; 4+6+5; ...) que chegavam a ter três parcelas (pois nalgumas ocasiões era para usar os três dados do jogo em simultâneo). Fazer contas com € (euros) até às centenas. Ensaiar trocos básicos, o que na vida real ainda lhe faz muita confusão. Aprender estratégia financeira. Foi uma tarde muito educativa. No final, ganhou ela sem recurso a batota. Realmente, "sorte ao jogo" é expressão que não se aplica à minha pessoa.



E aqui estou eu, mais uma vez, com o colar que ela me ofereceu pelo Dia da Mãe. Combina melhor com estas cores.
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin